Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Uma nova realidade

LUIZ FERNANDO MACHADO | 29/05/2020 | 07:00

Jundiaí dará um passo importante a partir do dia 1 de junho. Assim como outros municípios paulistas, iniciará a vigência do Plano São Paulo de retomada gradual da economia. Diante desta nova etapa de enfrentamento da pandemia da covid-19, cabe a mim, como prefeito de uma das mais importantes cidades do Brasil, colocar em prática uma estratégia mista, modulada e pactuada para equilibrar prioridade à vida com retomada econômica.

Em Jundiaí, declaramos “Estado de Emergência” no dia 19 de março, com fechamento dos equipamentos públicos, suspensão das aulas, restrição ao funcionamento apenas do comércio de serviços essenciais, entre outras medidas adotadas tendo a ciência como referência. Em meio à complexidade que a doença nos submeteu, fortalecemos a rede hospitalar de saúde, que, antes, dispunha de 16 leitos e chegou a 117, todos exclusivos para enfrentar a curva da contaminação. Também colocamos em prática a testagem ampla, com padrão internacional e não apenas para quem tem sintomas do coronavírus. Compramos mais respiradores, além de firmamos parcerias com o Hospital Regional e com o 12º GAC para contar com leitos de retaguarda.

Por último, mas, certamente, a medida principal: tivemos e continuamos a contar com a maioria da população mobilizada, ciente da gravidade do momento e comprometida em reforçar a proteção de Jundiaí com resignação e consciência. Para o coronavírus, não há vacina a curto prazo. É certo de que vamos conviver com o vírus por muito tempo. Desta forma, fundamentados na ciência e no monitoramento contínuo dos dados, a nova fase de enfrentamento reforça a nossa missão de proteger a saúde e o emprego em nossa cidade.

Não é uma flexibilização aleatória. Não é para voltarmos ao normal como conhecíamos antes da pandemia. Um novo momento está estabelecido. Mas, tudo continuará sendo conduzido com transparência e de forma clara, e para que a população entenda e possa seguir os protocolos. Regramentos devem ser cumpridos pelos setores que terão permissão de funcionamento, para que o modelo seja efetivo e avancemos para as próximas etapas da retomada gradual e segura da atividade econômica. A população deve permanecer vigilante, com máscara, e higiene correta das mãos, distanciamento social e, principalmente, sair de suas casas em caso de extrema necessidade.

Reitero o que disse mais de uma vez aqui neste mesmo espaço e em outras oportunidades. Tudo o que fizemos até aqui foi priorizando a vida. Tudo o que faremos daqui para frente terá o mesmo propósito, será priorizar a vida.

O coronavírus impactou vidas que se foram, aquelas que ainda lutam bravamente nos leitos do Hospital São Vicente e dos hospitais privados e as que estão impossibilitadas de trabalhar para garantir o sustento de suas famílias.

Em meio a tantas incertezas, é de fundamental importância a responsabilidade coletiva para construirmos a nova realidade.

LUIZ FERNANDO MACHADO é prefeito de Jundiaí.


Leia mais sobre |
Link original: https://www.jj.com.br/opiniao/uma-nova-realidade/

Notícias relacionadas


Desenvolvido por CIJUN