Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Vamos nos fortalecer

LICIANA ROSSI | 21/03/2020 | 07:30

Meus queridos, estamos passando por um momento muito delicado e, como promotora da saúde, sinto que minha função no momento é fortalecer a todos, proporcionando um pouco de paz para os corações, além de ajudar no foco e organização de tudo que possa trazer segurança e saúde.

Estamos todos num nível de ansiedade e medo muito grande, de incertezas, e bombardeados por notícias ruins. Em meio a isso, venho alertar sobre a importância de mantermos o controle, de acalentar nossos corações e cuidarmos da nossa sanidade mental. Parece fácil, mas não é. Porém, não é impossível. Vem comigo?

O isolamento social está nos ensinando o valor de um abraço. Que mesmo sem o contato físico, nos tornemos solidários uns com os outros. Alguns dias atrás você não tinha tempo para falar com seu amigo querido ou aquele familiar que a tempos você não encontrava. Entre em contato, pergunte como eles estão, se precisam conversar. Vamos nos ajudar: fazer uma pessoa que mora sozinha falar é a melhor coisa que você pode fazer por ela. Ofereça seu coração, se importe com pelo menos uma pessoa por dia. Aposto que seus dias confinados serão mais felizes.

Foque na sua saúde física se alimentando bem, tentando tomar um pouco de sol, buscando uma alimentação saudável e bebendo muita água (a Medicina Tradicional Chinesa aconselha a tomar uma xícara de água morna pela manhã, mas primeiro escove seus dentes e língua), lavando seu nariz com soro fisiológico ou mesmo com uma mistura de água e sal (deixar a água com gosto de lágrima), se movimentando e espreguiçando. Estou disponibilizando aulas gratuitas pelo Instagram para ajudar as pessoas se movimentarem e a terem um momento bom em seus dias. Essa corrente de ajuda mútua é maravilhosa e, assim como eu, vários outros profissionais estão postando suas expertises em prol do próximo e de um bem comum.

Para sua saúde mental, além de procurar ser mais positivo, mantenha-se calmo, recorde momentos felizes, faça projeções e anote seus sonhos. Planeje tudo o que você deseja, escreva no papel e exercite sua mente na positividade. Isso aumenta a alegria, diminuindo os níveis de cortisol (hormônio do estresse), que baixa a imunidade. Comece a meditar, isso é muito importante neste momento e também vai ajudar a fortalecer sua imunidade.

Tenha algum hábito espiritual, conecte-se com aquilo que você crê. Isso é muito saudável. Tenha um momento no seu dia para orar, pedir e agradecer. Mesmo que você esteja doente, não perca a fé. Agora é tempo de refletir. O mundo nuca mais será o mesmo: reconfigure sua forma de pensar e agir. Vamos repensar o que estamos fazendo de nossa s vidas, quem somos, o que queremos e como podemos ser úteis ao nosso próximo. O mundo com certeza será um lugar melhor. Muita saúde a todos.

LICIANA ROSSI é educadora física formada pela ESEF Jundiaí; pós-graduada em treinamento físico pela Unicamp e ginástica corretiva pela FMU-SP; exercícios corretivos pela Academia Nacional de Medicina Esportiva – NASM/USA; CHEK Practitioner nível 2 Califórnia/USA; Holistic Life Style Coach/CHEK Institute/USA.


Leia mais sobre |
Link original: https://www.jj.com.br/opiniao/vamos-nos-fortalecer/

Notícias relacionadas


Desenvolvido por CIJUN