Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Vânia Mazzoni: A motivação nossa de cada dia

VÂNIA MAZZONI | 05/06/2019 | 07:30

Sabe aquele dia que você acorda e não quer levantar da cama? Não que trabalhar? Quem nunca passou por ele? Eu já, algumas vezes não quis sair da cama, resolver problemas, pensar em trabalho. A grande questão que trago em nosso encontro de hoje é: ‘qual a frequência que isso acontece com você?’.

Pois é. A resposta pode levar a uma reflexão quase dolorosa: será que estou no lugar certo? Todos precisamos ganhar dinheiro, existir custa caro, viver então, nos leva uns bons trocados e muitas horas de vida trabalhando. Que qualidade de vida você tem nas horas que está trabalhando? Como se manter motivado a sair da cama todos os dias para executar o que se comprometeu (e recebe) para fazer?

Já vi empresas quebrarem por esquecerem de cuidar e motivar seus colaboradores. Já fizemos treinamentos em ambientes onde todos departamentos estavam desmotivados e improdutivos. Nem precisamos de pesquisas para saber que o desempenho de uma pessoa depende de algo que a motive, que a inspire para ao desempenhar tarefas rotineiras.

Tentem criar um bom ambiente, livre de fofocas, com muitos feedbacks, onde os gestores ajudam a criar um bom relacionamento entre os todos de sua equipe, onde os setores tem liberdade para conversarem e resolverem problemas em conjunto. Através da motivação no trabalho, todos se sentem mais reconhecidos e tendem a se envolver muito mais com a empresa, gerando uma vontade de ir além de suas obrigações e dar o seu melhor em todas as atividades.

Aprendo bastante todos os dias, e posso dizer que as coisas só acontecem quando mudo minha percepção sobre as pessoas e se tem algo que julgo extremamente importante, e para o mim fez a diferença foi empoderar meus colaboradores.

Creio que seja esse o passo inicial: fazer com que eles saibam que o trabalho deles é importante em todo o processo da empresa, afinal de contas é mesmo.

Fazer essas pessoas lembrarem que trabalham para uma causa maior dá sentido àquela ação do dia, por mais mecânica que ela possa ser. Abra discussões para definir metas em conjunto, pois é uma maneira de se fazer com que ele se sinta ainda mais motivado a alcançá-las. Com mais liberdade para participar de decisões, a inovação surge de maneira natural e com isso e uma responsabilidade maior pelo resultado que será entregue à organização. O ciclo é esse: gestor motivado – colaborador motivado; gestor motivado – colaborador.

VÂNIA MAZZONI diretora de RH. Site: www.novarh.com.br / E-mail: marketing@novarh.com.br


Link original: https://www.jj.com.br/opiniao/vania-mazzoni-a-motivacao-nossa-de-cada-dia/
Desenvolvido por CIJUN