Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Vânia Mazzoni: Conhecimento técnico basta?

VÂNIA MAZZONI | 08/05/2019 | 07:30

Na coluna passada mencionei alguns dos desafios de RH, dentre eles estimular a busca constante por qualificação profissional. Pois então, este é nosso tema da semana. Basta uma rápida busca no “Google” para saber o que isto significa. Divido aqui com vocês:
“Qualificação profissional é a preparação para aprimorar suas habilidades, e especializar-se em determinadas áreas para executar da melhor forma suas atribuições.”
Aprimorar habilidades é fundamental. Neste caso, não falo só de habilidades técnicas ou conhecimentos específicos, falo de habilidades emocionais. O mercado mudou, a tecnologia está tomando cada vez mais os espaços antes ocupados por pessoas e traz uma nova configuração de mundo corporativo. Digo isso para qualquer esfera: dos altos cargos de gestão aos cargos operacionais.
Aperfeiçoamento técnico é necessário, mesmo quando você está em atividade. Buscar por ele quando se está tentando recolocação, então, é imprescindível. Existem cursos gratuitos, oferecidos por diversas entidades, diversas escolas online, cursos presenciais, além de muito material na internet. Palestras também são ótimas para conhecer pessoas e ouvir bons profissionais. Atualize-se sempre.
Existe um outro lado: já me deparei com excelentes currículos, cheios de certificados, cursos, porém com dificuldades em recolocação. Entendi ali que o conhecimento técnico sozinho não basta, é preciso desenvolver uma outra habilidade, a de se relacionar. Não importa o cargo, não importa a quantidade de conhecimento acumulado, não importa a experiência. Às vezes a falta de desenvolvimento emocional impede uma conquista.
Uma outra queixa de muitos empresários está relacionada à falta de comprometimento dos colaboradores. Isso dificulta o crescimento profissional e também o crescimento dos negócios. A sintonia entre empresa e colaborador é fundamental para o desenvolvimento de ambos. O mercado está em busca de pessoas que se dediquem e se aperfeiçoem, visando o progresso pessoal e profissional.
Pouco importa se vai operar uma máquina, fazer parte da equipe de limpeza, gerenciar equipes ou presidir uma grande empresa: busque sempre por conhecimentos técnicos, que te melhore como profissional, e desenvolva suas habilidades para aquele cargo. Além disso, e acima de tudo, preocupe-se com o desenvolvimento de suas habilidades sociais e emocionais. Tudo é ferramenta para um bom desempenho, seja no trabalho ou na vida.

VÂNIA MAZZONI é diretora de RH. Site: www.novarh.com.br E-mail: marketing@novarh.com.br

vania mazzoni nova


Link original: https://www.jj.com.br/opiniao/vania-mazzoni-conhecimento-tecnico-basta/
Desenvolvido por CIJUN