Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Vânia Mazzoni: O tempo passa…

VÂNIA MAZZONI | 30/01/2019 | 07:30

Estamos em 2019, mal saímos do “espírito de festas” e o mês acabou. Gestão de tempo é sempre uma pauta. Nunca temos tempo para nada, nem para avaliar onde estamos investindo nossas horas. Muito trabalho é sempre a resposta óbvia. Outra resposta que ninguém dá, mas é ainda mais óbvia, é que perdemos um tempo imenso nas redes sociais. Participar, ainda como espectador, da vida alheia faz nosso tempo se esvair. Nos faz procrastinar o trabalho, adiar momentos de qualidade com a família, um café com um amigo, a academia e aquele curso que mora na urgência do nosso imaginário.
Neste ano temos 255 dias úteis, sem contar fins de semana e feriados. Se você decidir investir 2 horas do seu dia em algo novo, como um curso para melhorar seu currículo, uma nova língua ou mesmo aprender uma nova atividade, você terá 510 horas.
Sei que estou um pouco “matemática” hoje. É porque também estou escrevendo isso para mim, para eu ter mais tempo ou utilizar melhor o meu tempo.
Continuando, se dividirmos 510 horas por 8 horas diárias, temos 63 dias a mais de “trabalho” ou tempo útil no ano. Sei que tem gente que trabalha mais que isso, inclusive eu. A grande questão é: o que você vai fazer com o seu tempo este ano? Usá-lo de qualquer maneira pode te deixar ainda mais distante dos seus sonhos. A decisão que você tomar agora vai definir a mudança que você merece.
Em alguns países não é visto com bons olhos fazer tantas horas extras como fazemos no Brasil. Eles alegam que profissionais eficientes e focados conseguem cumprir as atividades do dia dentro da jornada de trabalho. Evitam reuniões desnecessárias, paradinhas constantes para o café, simplesmente porque eles querem ir para casa no horário. Fazem questão da eficiência para passar mais tempo com a família ou tendo tempo para outras atividades.
É para se pensar! Não temos qualquer controle sobre a passagem do tempo, o relógio não nos pertence, o que nos pertence são as escolhas que fazemos.
Aquele discurso de sempre: não tenho tempo, pois trabalho muito, pode até ser verdadeiro, mas nem sempre é a única opção. Coloquem em prática seus planos. Se você quer fazer cursos para ser mais eficiente no trabalho, ou para conseguir uma promoção, comunique seu gestor. Empresas vêem com bons olhos colaboradores que querem se desenvolver. Caso esteja pensando em abrir seu próprio negócio, se quer mudar de ramo ou de rumo, determine que hoje seja o início desta nova jornada. Ao final desses 12 meses teremos novas histórias.

VÂNIA MAZZONI é diretora de RH. Site: www.novarh.com.br E-mail: marketing@novarh.com.br

vania mazzoni nova


Link original: https://www.jj.com.br/opiniao/vania-mazzoni-o-tempo-passa/
Desenvolvido por CIJUN