Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Vania Mazzoni: Onde estão as mulheres?

VANIA MAZZONI | 07/11/2018 | 07:30

Tenho acompanhado na medida do possível notícias sobre política. Com a formação de um novo governo e nomes surgindo para os cargos mais importantes do Brasil, me pergunto: onde estão as mulheres? As mulheres passaram a integrar de forma efetiva o mercado de trabalho nos últimos anos. Em uma pesquisa realizada pela Catho em mais de 200 mil empresas, as mulheres ocupam quase 24% dos cargos de lideranças mais elevados, o que significa um aumento de 13% nos últimos 15 anos. Outro dado que aumentou significativamente é o número de famílias chefiadas por mulheres, que passou de 23% para 40% segundo o Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada).

Esses números ainda são baixos e mulher na liderança ainda causa estranhamento. Li que no mundo todo a área de recursos humanos é predominada por mulheres. No Brasil cerca de 66% dos cargos de RH são ocupados por mulheres. Segundo a publicação no site CPDEC (Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Educação Continuada) isso tem uma explicação: “O setor de RH é apontado como o menos discriminatório dentro das empresas – e isso favorece o crescimento e o desenvolvimento das mulheres. Além disso, a área exige profissionais flexíveis e detalhistas, que saibam compatibilizar as necessidades dos colaboradores com os objetivos da organização”.

Sabemos que são atribuídas às mulheres algumas habilidades como a de criar conexões, ser flexível se adaptando com maior facilidade a mudanças, além de outras que contribuem muito para uma diversificação de equipe e organização. Mas temos que acabar com o discurso de que mulheres não alcançam cargos de liderança por serem mais emocionais. Cada pessoa, independente do gênero, tem características que funcionam bem para algumas funções, mas nem tanto para outras. O importante é que todos nós temos a capacidade de desenvolver novas habilidades se assim desejarmos e nos dedicarmos.

A mulher nunca foi ensinada a almejar grandes desafios além daqueles impostos socialmente. Nós mulheres devemos ensinar outras mulheres que elas podem ser grandes líderes, gestoras, CEOs e entendermos que nem todas estão fadadas a se limitarem por terem filhos, marido e a famosa segunda jornada de trabalho em casa. Os tempos são outros e temos que nos livrar de todos os nossos “preconceitos” que nos impedem de voar mais alto. Busque a sua volta mulheres incríveis para se inspirar e verá que elas estão por todos os lados.

VÂNIA MAZZONI é diretora de RH. Site: www.novarh.com.br. E-mail: marketing@novarh.com.br

Vânia Mazzoni é uma das organizadoras | Foto: Rui Carlos


Link original: https://www.jj.com.br/opiniao/vania-mazzoni-onde-estao-as-mulheres/
Desenvolvido por CIJUN