Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Vânia Mazzoni: Recolocação para pessoas acima dos 45 anos

VÂNIA MAZZONI | 27/02/2019 | 07:30

O ditado popular diz que a vida começa aos 40. Bom, com os avanços da ciência temos uma expectativa de vida muito maior e nos sentimos capazes de novos desafios em qualquer idade. A Previdência, com seus novos cálculos, entende que o trabalhador pode contribuir um pouco mais antes de se aposentar. Agora a minha pergunta é: O que o mercado de trabalho pensa disso?
Quando uma empresa faz uma contratação ela pensa no futuro. Um recente levantamento mostrou que as empresas não contratam pessoas acima dos 45 anos pelas seguintes razões: elevados salários, perfil conservador ou pouco inovador, dificuldade dos gestores mais novos em comandar colaboradores mais velhos e até mesmo conhecimento técnico defasado. Os desafios econômicos também trazem novos perfis para o mercado. Muitas pessoas que foram desligadas de empresas onde atuaram por muitos anos retornam como consultores independentes. Outros seguem caminhos fora da área de sua especialidade e abrem seu próprio negócio.
Por outro lado vejo uma nova geração, os nascidos nos anos 90 e já conectados no mundo digital, começando a ocupar o mercado de trabalho formal. A chamada geração Z vem para mudar o perfil de liderança e gestão mas, já que são inquietos e estão sempre em busca de novidades, também colocam em xeque questões ligadas ao comprometimento. Algumas empresas sentem o desafio de desenvolver programas para diminuir a alta rotatividade e investir nestes novos talentos. É viável investir em colaboradores que em pouco tempo podem sair da corporação? A quem cabe esta educação corporativa? Com esta missão de renovação, não só tecnológica mas também nas relações corporativas entre gerações diferentes, algumas empresas necessitam contratar gestores mais experientes que estejam, acima de tudo, conectados com a nova geração que acaba de entrar no mercado de trabalho. Este profissional experiente, que está atuando no mercado, é responsável pela educação corporativa destes novos colaboradores. Minha dica para eles: Desenvolva sempre sua comunicação e esteja aberto a um novo modelo de gestão.
Caso esteja com mais de 45 anos e em busca de recolocação, e o período de emprego anterior foi muito longo, converse com pessoas que possam atualizá-lo sobre o mercado de trabalho. Profissionais como coaching de carreira podem ajudá-lo a desenvolver sua imagem profissional de maneira correta e produtiva.
Curiosidade: uma Lei Municipal aprovada em Barra Velha, norte catarinense, garante incentivos fiscais para empresas que contratarem funcionários acima dos 40 anos.

VÂNIA MAZZON é diretora de RH. Site: www.novarh.com.br / E-mail: marketing@novarh.com.br

vania mazzoni nova


Link original: https://www.jj.com.br/opiniao/vania-mazzoni-recolocacao-para-pessoas-acima-dos-45-anos/
Desenvolvido por CIJUN