Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Vânia Mazzoni: Vamos falar sobre mentoria?

VÂNIA MAZZONI | 24/10/2018 | 07:30

Na semana passada recebemos a visita do amigo Amad Bucar, CEO da empresa Valor Empresarial, que veio até a Associação Comercial para uma palestra sobre mentoria. Você já ouviu falar de mentoria empresarial? Esse foi o tema da noite: entender para que serve a mentoria, como podemos implementá-la em nossas empresas e quais seus benefícios.

Os mentores podem agregar suas experiências através de um programa interno onde abordam assuntos prioritários considerados fundamentais para a estratégia da empresa. Os mentores, em parceria com os gerentes, analisam, enriquecem e convertem assuntos em projetos de melhorias em diferentes áreas.

Como empresária busco sempre soluções para otimizar os processos dentro da empresa e melhorar os ganhos simplificando alguns projetos. Invisto no treinamento de algumas pessoas da minha equipe. Eu mesma vou sempre a palestras, cursos e workshops – afinal ninguém está com a vida ganha! É preciso sempre renovar.

Muitas vezes ficamos imersos nas questões do dia dia e não conseguimos olhar a situação com clareza. Sabemos que algo precisa mudar, mas não sabemos objetivamente o que é. Eu como empresária devo mudar? Devo contratar? Devo demitir? Quem sabe mudar os processos, as dinâmicas?

Uma pessoa de fora pode nos ajudar a ter clareza neste momento. Alguns investimentos devem ser feitos e, quando bem-feitos, se pagam em pouco tempo. De qualquer modo, para qualquer consultoria externa é preciso estar disposto e aberto a mudanças. Sei que em algumas empresas a equipe é bem fechada e blindam os processos e colaboradores. É difícil aceitar a mudança pois sempre achamos que sabemos tudo. É o velho lema: em time que está ganhando não se mexe. Será? Será que a equipe está se desenvolvendo em todo seu potencial, ou já se acomodaram na certeza de fazer o melhor? Uma coisa eu digo: sempre podemos melhorar!

Na palestra nosso amigo Amad nos mostrou diferentes ferramentas para o início da implantação da mentoria. Não é um processo simples, pois envolve não só pessoas como situações. Ela é implantada conforme o grau de conhecimento e comprometimento das pessoas com os processos.

É preciso confiança, técnica e muita paciência para implementar mudanças significativas na cultura da empresa. Em novembro ele estará de volta para um curso, e eu, com certeza, estarei lá na primeira fileira. Afinal é sempre tempo de aprender e nunca é tarde para mudar.

VÂNIA MAZZONI é diretora de RH. Site: www.novarh.com.br. E-mail: marketing@novarh.com.br

Vânia Mazzoni é uma das organizadoras | Foto: Rui Carlos

Vânia Mazzoni é uma das organizadoras | Foto: Rui Carlos


Link original: https://www.jj.com.br/opiniao/vania-mazzoni-vamos-falar-sobre-mentoria/
Desenvolvido por CIJUN