Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Vânia Mazzoni: Você é um bom empregador?

VÂNIA MAZZONI | 16/01/2019 | 07:30

Sua empresa é um local onde as pessoas querem trabalhar? Antes de pensarmos em clientes e em todas as relações externas e comerciais temos que pensar na estrutura da empresa. Formar uma equipe coesa e funcional não é uma tarefa simples, qualquer empresário ou gestor sabe bem disso. O Recursos Humanos tem uma função vital neste sentido e pode determinar o futuro de sucesso ou não de uma empresa.
Um dos desafios é transformar a empresa em um local onde se consegue reter talentos, onde desenvolver um bom trabalho seja objeto de desejo. Que os colaboradores consigam enxergar um propósito além do salário. Quando existe um bom ambiente de trabalho conseguimos reduzir o turnover, o que em geral é um grande desafio para equipes de RH. A troca constante de colaboradores gera aumento de custos em virtude de contratações e desligamentos, com capacitação de novos funcionários etc. Isso tem um impacto direto na produtividade da empresa.
Existe uma técnica chamada “employer branding” que nada mais é que um conjunto de ações ou ferramentas usadas para que o mercado tenha uma imagem positiva em relação a empresa como um local de trabalho. Essas ferramentas com cara de novidade são velhas conhecidas do RH.
Quando bem implantado a empresa se torna uma ótima opção para candidatos que querem desenvolver seu potencial produtivo e ser valorizado profissionalmente. Quando se tem uma boa percepção do ambiente de trabalho, somada à sensação de valorização profissional, o desempenho geral da equipe sobe pois todos querem permanecer no time, facilitando a formação de equipes de alta performance. Isso sem dúvidas aumenta a competitividade da empresa no mercado.
Para que a “employer branding” tenha efeito, a empresa deve ter muito claro o objetivo e desenhar a estratégia para reter colaboradores. É preciso ter em mente o que os atuais colaboradores pensam sobre a empresa e como eles se sentem no ambiente de trabalho. Já falamos em outros textos sobre o clima organizacional, gestores que adoecem seus colaboradores e sobre como algumas empresas não tem plano de carreira ou mesmo valorizam ou passam a sensação de valorização para seus colaboradores.
A visão da empresa quanto à contratação e valorização dos funcionários revela a diferença entre ser um colaborador em sua empresa ou um empregado em qualquer outro lugar no mercado. É fundamental que esta proposta seja cumprida pela empresa, caso contrário, a credibilidade da organização é afetada e, em vez de positiva, a percepção dela como um bom lugar para trabalhar é seriamente comprometida.

VÂNIA MAZZONI é diretora de RH. Site: www.novarh.com.br / E-mail: marketing@novarh.com.br

ania mazzoni nova


Link original: https://www.jj.com.br/opiniao/vania-mazzoni-voce-e-um-bom-empregador/
Desenvolvido por CIJUN