Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Você sabe o que é saúde holística?

da redação | 19/01/2019 | 07:30

Isso ainda vai ser muito falado, eu espero. Primeiro vamos definir o que é holístico. Holismo ou holístico é um adjetivo que classifica alguma coisa que procura compreender os fenômenos na sua totalidade e globalidade. Veio do termo grego “holos” que significa “todo” ou “inteiro”. Ele pode ser aplicado em inúmeras vertentes como na medicina, psicologia, física, administração, ecologia e até mesmo no treinamento físico.
O corpo humano é um sistema integrado de muitos outros sistemas. Cada sistema pode interagir ou impactar o outro. Um exemplo, o sistema digestivo afeta o sistema muscular esquelético, e vice-versa, o que significa que nossas escolhas na dieta, descanso, hidratação e treinamento podem impactar nossa saúde de diferentes maneiras.
Por isso um olhar holístico, já que todo o nosso corpo está conectado e cada célula é dependente das outras. Cada órgão depende dos outros, somos um organismo inteligente que interage com o próprio organismo, com o ambiente, coma as emoções e energias internas e externas. Parece complicado, mas se você pensar um pouquinho, parece que este conceito já se encontra em nossa mente. A medicina tradicional e muitos outros profissionais que trabalham com saúde olham o problema do paciente e o resolvem, olham para onde a dor está e a eliminam. São treinados e estudados para agirem assim. Os sintomas sempre são resolvidos, ou tentam resolver, mas será que a causa real foi atingida?
O foco na causa raiz dos nossos problemas é o que procura o profissional que trabalha com saúde holística. Ensinar a construção de hábitos que suportem a sua saúde para que você atinja seus sonhos e objetivos de vida. Corpos fortes e mentes fortes, que suportam o estresse diário e se restauram numa boa noite de sono para seguir sua vida e conquistar o que for necessário na busca pela perfeita harmonia mental, física e espiritual.
Por exemplo, ao tratar a ansiedade não só com medicações que resolvem momentaneamente o problema, mas ir mais a fundo e buscar olhar de onde ela vem, e uma vez reconhecida, agir para eliminá-la, se possível, ou controla-la. E através de exercícios como respirações, meditações, treinamento físico pertinente, correção de desvios posturais, dieta equilibrada, tempo de descanso adequado, e por ai vai… é possível que você vença a ansiedade num mergulho interno sincero e medidas de choque para que ela não o manipule, mas você a manipule sim. E tudo é importante, desde a saúde intestinal até a qualidade do sono, tudo aquilo que é colocado no seu corpo importa desde um simples pensamento ou um alimento (e você não jogaria lixo através de comidas pouco saudáveis num momento desses, não é?).
Liciana Rossi é educadora física formada pela ESEF Jundiaí; pós-graduada em treinamento físico pela Unicamp e ginástica corretiva pela FMU-SP; exercícios corretivos pela Academia Nacional de Medicina Esportiva – NASM/USA; CHEK Practitioner nível 2 Califórnia/USA; Holistic Life Style Coach/CHEK Institute/USA

Liciana Rossi

Liciana Rossi


Link original: https://www.jj.com.br/opiniao/voce-sabe-o-que-e-saude-holistica/
Desenvolvido por CIJUN