Polícia

Jundiaí teve aproximadamente 15 casos de furto ou roubo por dia

CRIMINALIDADE Apesar do número alarmante houve redução de 22% nas ocorrências. Todas as outras cidades da Região também tiveram menos furtos


DIVULGAÇÃO
A Polícia Militar prendeu homem que havia acabado de roubar
Crédito: DIVULGAÇÃO

Apesar de furto ser o crime mais praticado em Jundiaí e Região, no ano de 2020 houve uma queda no total de casos. Em Jundiaí, por exemplo, ocorreram 22% menos furtos na modalidade outros, que engloba furtos a residências, transeuntes e estabelecimentos. Ainda assim o número é alarmante. Em média 10 furtos por dia se considerarmos só essa modalidade, 11 se for considerar os furtos de veículos ou quase 15 casos se unir os registros de roubo.

De acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP) houve 3.549 casos de furtos (outros), em 2020, em Jundiaí. Já no ano de 2019 foram 4.557 casos.

Também ocorreram no ano passado 920 roubos de vários segmentos, como residências, transeuntes e estabelecimentos, 284 roubos de veículos, 91 de carga e 434 furtos de veículos.

Em todas essas categorias houve redução do número de boletins de ocorrência registrados.

Para se ter ideia foram 21% menos roubos (modalidade outros), 26,2% menos roubos de veículos, 31,5% menos roubos de carga e 33% menos furtos de veículos só na cidade de Jundiaí, comparando os anos de 2020 e 2019.

REGIÃO

Nas outras seis cidades do Aglomerado Urbano de Jundiaí também houve menos furtos. Itupeva foi a cidade com maior redução de casos. Foram 34% menos ocorrências no ano passado. Contabilizam-se 290 furtos (outros), 30 furtos de veículos, 29 roubos (outros), 40 roubos de veículos e sete roubos de carga.

Logo na sequência, Jarinu teve 33,3% menos boletins de ocorrência da modalidade. O que chama a atenção, no entanto, é o número de roubos de carga. Foram 16 registros em 2020, pelo menos três vezes a mais do que ocorreu em todas as cidades do Aglomerado, menos Jundiaí. Também houve 170 furtos, 22 furtos de veículos, 57 roubos e 47 roubos de veículos.

Já em Campo Limpo Paulista houve 29,9% menos casos de furto (outros), se comparado com 2019. A cidade registrou 395 furtos (outros), 125 furtos de veículos, 218 roubos, 150 roubos de veículos e seis roubos de carga ao longo do ano.

Cabreúva vem logo depois com 16,5% menos casos e um total de 197 furtos (outros), 11 furtos de veículos, 47 roubos, seis roubos de veículos e três roubos de carga.

Em Várzea Paulista foram 13% a menos. Houve registro de 623 furtos (outros), 128 furtos de veículos, 299 roubos (outros), 65 roubos de veículos, dois roubos a bancos e cinco roubos de carga.

Por último, Louveira teve uma redução de apenas 8% na criminalidade nesta modalidade específica, de furto (outros), com 270 casos, 21 furtos de veículos, 49 roubos, 12 roubos de veículos e seis roubos de carga.

PRESO

A Polícia Militar prendeu, na noite de quinta-feira (28), um ladrão que havia acabado de furtar um depósito de materiais, em Várzea Paulista. O homem, velho conhecido da polícia, já tinha antecedentes criminais por furto, roubo e tráfico de drogas.

A equipe da 3ª Cia do 49º Batalhão de Polícia Militar do Interior foi acionada via COPOM para averiguar uma atividade suspeita na avenida Fernão Dias Paes Leme, em um depósito de materiais.

A equipe se deslocou ao endereço citado, onde deteve um indivíduo (C.J.S.J). Ele havia separado para furtar uma serra mármore, uma furadeira, uma lixadeira, uma esmerilhadeira e R$53.

No Plantão Policial de Várzea Paulista, o delegado ratificou a prisão em flagrante do ladrão por furto. Ele foi encaminhado para o Centro de Triagem de Campo Limpo Paulista. Os objetos foram devolvidos ao proprietário do depósito.

FLAGRANTE

A esposa de um policial militar presenciou outra mulher sendo roubada no bairro da Vila Hortolândia, em Jundiaí e imediatamente ligou no telefone 190, passando as características de dois assaltantes.

Os policiais conseguiram encontrá-lo escondido na residência invadida. Com o preso os PMs recuperaram a bolsa da vítima, contendo documentos, dinheiro e outros objetos. O segundo marginal conseguiu escapar. Graças à atitude dessa esposa de PM o ladrão foi preso e recolhido ao Centro de Triagem de Campo Limpo Paulista.


Notícias relevantes: