Polícia

Golpistas usam nome de agência de viagens para enganar pessoas

Os materiais divulgados nas redes sociais da agência eram usados pelos golpistas, tal como sua razão social, endereço e até CNPJ.


Divulgação
Golpistas usam nome de agência de viagens para enganar pessoas e bloqueiam o contato depois
Crédito: Divulgação

Um golpe na internet vem afetando agências de viagens. No último mês, a empresária PriscilaBatista Barbosa, proprietária da TBViagens, da capital paulista, notou um aumento expressivo na procura por passagens aéreas. Ela desconfiou da demanda repentina de clientes e descobriu que estelionatários estavam usando o nome e CNPJ de sua empresa para aplicar golpes. Grupo criminoso tinhafeito 218 reservas em site de venda de passagens aéreas.

Os materiais divulgados nas redes sociais da agência eram usados pelos golpistas, tal como sua razão social, endereço e até CNPJ. A única informação diferente era o número de telefone de contato, que era de uma das golpistas. "Eles estavam promovendo anúncios em todas as redes sociais e até no Google com o nome da minha agência e dizendo que havia passagens com 40% de desconto", conta a empresária.

Com isso, diversos potenciais clientes acabaram acreditando no anúncio e caindo no golpe. "Eu comecei a desconfiar porque não é um período muito bom para venda de passagens aéreas e eu comecei a ter uma demanda de clientes ligando muito expressiva. Quando a quantidade se tornou grande demais, percebi que algo estava errado", relata.

Foi então que uma dessas potenciais clientes acabou contando sobre o golpe. "Ela comprou supostas passagens aéreas para sua Lua de Mel, mas assim que enviou o comprovante de transferência para o WhatsApp da golpista, foi bloqueada. Foi aí que ela procurou o telefone da minha agência e me contatou."

A vítima contou que estava falando com uma mulher que se denominou Marta 25 de fevereiro sobre passagens supostamente com 40% de desconto. "Segundo a vítima, no dia 17 de março a Marta afirmou que a promoção tinha prazo e que se não depositasse o dinheiro, perderia. Foi então que ela depositou na conta da pessoa e foi bloqueada."

A conta informada para o pagamento não está relacionada à agência, mas sim a um CPF de um dos membros da quadrilha. Com as informações da suposta reserva, ligaram na companhia aérea Azul, que informou que a reserva teria sido feita pela Viajanet, porém a compra não havia sido finalizada. "Eu tenho um contato na Viajanet e liguei para ela, informando o número da reserva. Foi assim que descobrimos que essa pessoa tinha feito 217 reservas no site. Com essas reservas, ela tem um número que faz com que o golpe pareça confiável. Ela faz print no site de vendas, com o horário e data do vôo, e depois usa código da reserva, que fica disponível por 24h, para enganar as pessoas."

O receio da empresária é que mais pessoas caiam no mesmo golpe. "A vítima e eu registramos boletins de ocorrência, porque os golpistas chegaram a pedir para a vítima consultar meu CNPJ na internet, para dar mais credibilidade. Acredito que pode haver mais vítimas que me procurem, por isso já registrei um BO para me resguardar", explica.

No entanto, em decorrência do boletim de ocorrência e da descoberta do golpe, ela acredita que agora os criminosos estejam usando outra agência como fachada de seu golpe. "A vítima me encaminhou as conversas e é realmente uma pessoa com bastante conhecimento de agência de viagens, inclusive com termos técnicos. Não acho que eles tenham parado, acho que estão usando ilicitamente o nome de uma nova agência para mascarar os crimes."

Credito: Divulgação / Descrição: Golpistas usam nome de agência de viagens para enganar pessoas

O alerta da serve tanto para consumidores, quanto para proprietários de agências. "Eles tiraram o nome da nossa empresa das publicações, mas com certeza estão usando outro nome. Os donos de agências de viagens precisam ficar atentos", alerta. Ela também sugere que as vítimas sempre entrem em contato com o telefone indicado no site oficial das agências e que jamais façam transferências bancárias em contas de pessoa física.


Galeria de Fotos


Notícias relevantes: