Polícia

Patrulhamento da Guarda Municipal tem reforço em bairros da cidade

Jardim Shangai, Vista Alegre e Ponte São João estão entre os bairros com reforço no patrulhamento


Divulgação
A presença mais intensa das equipes especializadas do Apoio Tático e do Canil da corporação tem trazido reflexos no número de atendimentos
Crédito: Divulgação

O aumento no patrulhamento da Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ) em alguns bairros da cidade, como Jardim Shangai, Vista Alegre e Ponte São João, tem contado com a aprovação por parte dos moradores. Além dos elogios, a presença mais intensa das equipes especializadas do Apoio Tático e do Canil da corporação tem trazido reflexos no número de atendimentos – um total de 52 somente nestes bairros durante este mês, das quais 12 ocorrências criminais, com condução até delegacias.

De acordo com o setor de estatísticas da Unidade Gestão de Segurança Municipal (UGSM), os números de atendimentos já revelam 38% de queda em relação a abril do ano passado.

Segundo a gestora da UGSM, Carla Basson, diminuição é reflexo das diversas ações conjuntas e no reforço das equipes da GMJ nestes bairros. “Para cada bairro, são planejadas ações específicas. Nos casos da região da Ponte São João, as ações integradas da GMJ com a Polícia Militar têm trazido resultados satisfatórios e positivos. Já em outros bairros, o reforço do Apoio Tático e Canil têm trazido resultados com apreensões de drogas e detenções”, disse a gestora.

Moradora da vila Joana há mais de 30 anos, Maria das Graças Bueno é uma das que elogiam a presença da corporação. “A proximidade com os policiais é muito importante, pois a presença deles já nos traz mais segurança”, comenta a residente da região da Ponte São João, que, desde o ano passado, conta com o programa Bairro Seguro da corporação.

Já para a engenheira Ana Paula Melo, moradora de um condomínio do jardim Shangai, a presença das viaturas tem inibido a vinda de desconhecidos. “Desde a presença mais efetiva das viaturas, pudemos notar a diminuição dessas pessoas de fora, isso nos traz mais segurança para sairmos com a família”. Uma das avenidas do bairro, a Caetano Gornati, conta com pista de caminhada e espaço para atividades físicas, muito frequentada pelos moradores da região.

O comandante interino da GMJ, Sandro Vilas Boas, reforça a importância da integração de forças policiais. “Temos escutado as demandas dos moradores e o resultado disso têm sido os números positivos, as detenções e apreensões. Isso tudo ligado também à integração com as outras forças policiais”.

Além do prosseguir nesses bairros pelos próximos dias, o patrulhamento da GMJ também deverá ser estendido para outras regiões da cidade.


Notícias relevantes: