Polícia

Mortes no trânsito sobem 47% na Região de Jundiaí

VIOLÊNCIA NO TRÂNSITO Foram 88 óbitos de janeiro a agosto de 2021 em acidentes, já no mesmo período do ano passado foram 60


DIVULGAÇÃO
Foi destaque recentemente, na mídia, o atropelamento de 8 pessoas que levou à trágica morte de duas crianças em Campo Limpo Paulista
Crédito: DIVULGAÇÃO

As vias e rodovias do Aglomerado Urbano de Jundiaí registraram um aumento de 47% no total de óbitos em decorrência de acidente de trânsito, comparando os dados de janeiro a agosto de 2021 com o mesmo período em 2020. As estatísticas são do Infosiga (Sistema de Informações de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo).

De acordo com os dados, houve 88 óbitos em decorrência de acidentes de trânsito em 2021, sendo 53 só em Jundiaí. Já de janeiro a agosto de 2020 foram 60, dos quais 39 foram em Jundiaí.

Apesar do aumento, os dados do sistema também apontam uma queda no comparativo mês a mês. Em agosto houve três óbitos em Jundiaí, contra seis no mês anterior. Já se comparado com o ano anterior, houve queda de 25%.

VIOLÊNCIA NO TRÂNSITO

Acidentes de grande repercussão têm ocorrido recentemente. Há cerca de duas semanas, um homem alcoolizado perdeu o controle do veículo enquanto disputava um racha com outro motorista e atropelou 8 pessoas, que estava em um ponto de ônibus, em Campo Limpo Paulista. Duas crianças morreram na tragédia.

Outros três grandes acidentes deixaram mortos essa semana, na Região. Em um deles, o passageiro morreu após motorista colidir em um barranco, também em Campo Limpo Paulista.

FISCALIZAÇÃO

Essa semana acontece, em Jundiaí, a Semana do Trânsito. A cidade apresenta crescimento de quase 10% na frota de motocicletas na comparação entre 2017 até os primeiros sete meses de 2021. O número de acidentes com óbitos teve redução, passando de 34 em 2017 para 26, no de 2020, com redução de 30%. Neste ano, até o mês de julho, a cidade já havia registrado 19 mortes.

Além de trabalho operacional diário, na fiscalização de trânsito por meio de agentes e equipamentos de radar, a Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte ressalta que durante o ano são realizadas diversas campanhas para aumentar a educação no trânsito, como o Maio Amarelo e a Semana do Trânsito, em setembro, com o intuito de conscientizar os munícipes e reduzir o número de acidentes, preservando a vida de motoristas e pedestres em todas as vidas da cidade.


Notícias relevantes: