Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Adolescentes são pegos pela PM após horas roubando automóveis

GERALDO DIAS NETTO | 19/10/2018 | 21:00

Três adolescentes de 16 anos, moradores no bairro Fazenda Grande, em Jundiaí, foram detidos por policiais militares do 11º Batalhão após cometerem inúmeros assaltos durante a noite de quinta-feira (18) e madrugada de ontem, utilizando uma réplica de arma de fogo. Os infratores foram pegos dentro de um dos diversos veículos que roubaram em poucas horas, em um verdadeiro “arrastão” por bairros como o Jardim Aeroporto, Parque Eloy Chaves, do Poste e Distrito Industrial. Por terem cometido delitos com emprego de grave ameaça, eles não foram liberados a responsáveis legais, mas sim recolhidos em uma cela especial do Centro de Triagem de Campo Limpo Paulista.

Um dos automóveis foi roubado de um autônomo de 38 anos, residente no bairro da Aclimação, em São Paulo. Ele conduzia sua BMW 2011, quando foi surpreendido pelo trio armado ao sair do Aeroclube de Jundiaí. Segundo o autônomo, os menores desceram de uma Meriva e exigiram que ele abandonasse a BMW, dizendo “perdeu, perdeu”. Não satisfeitos, roubaram ainda a carteira do dono do importado contendo R$ 350 em dinheiro e diversos documentos pessoais, além de um aparelho celular. O carro acabou sendo localizado pela GM algum tempo depois (veja mais nesta página).

De acordo com a polícia, os infratores também foram responsáveis por roubar outro automóvel recuperado pela Guarda Municipal, um Jac J5. O crime ocorreu na avenida Comendador Antônio Carbonari, no bairro do Poste, vitimando um operador de máquinas de 50 anos, morador no bairro do Traviú. Segundo informações do boletim de ocorrência, o proprietário seguia pela via pública e foi abordado ao diminuir a velocidade do carro para passar em uma lombada. Como no roubo da BMW, os menores afirmaram “perdeu, perdeu” e fugiram com o J5 em direção à rodovia Anhanguera, levando ainda a carteira da vítima com documentos.

Já no Parque Eloy Chaves, os infratores abordaram a dona de um Uno Mille, ano 2000, após se aproximarem a pé, dizendo “perdeu, perdeu”. Além do automóvel, roubaram outros pertences da vítima, mas não conseguiram ir longe, já que o Fiat tinha dispositivo de bloqueio e parou a alguns metros do local da abordagem. Também no Eloy Chaves, os menores são acusados de roubar um Fiat Linea de um motorista de aplicativo após pedirem uma corrida a partir do bairro Fazenda Grande, onde moram. Segundo a polícia, eles roubaram o veículo, a carteira e o aparelho celular da vítima, que teve de descer do Fiat e sair correndo a pé.

Detenção
A noite de crimes dos adolescentes terminou após uma equipe de Força Tática do 11º Batalhão, em patrulhamento pelo Fazenda Grande, ser informada sobre a movimentação de um Chevrolet Agile roubado circulando pelo bairro. O automóvel foi monitorado por meio do Projeto Radar Detecta, da própria Polícia Militar, que instalou câmeras de segurança em diversos pontos da cidade para ler caracteres das placas e informar viaturas em patrulhamento sobre a região em que o veículo pode ser encontrado. É considerado um dos projetos mais modernos de segurança pública, explicou o capitão Augusto José Martinelli.

Ao serem abordados, os menores confessaram o roubo do carro, dizendo que usaram para tanto uma réplica de arma. Um deles levou a equipe até o ponto onde havia jogado o simulacro, que foi apresentado no Plantão Policial, junto com os infratores. Por determinação do delegado Luís Carlos Duarte, titular da Delegacia de Investigações Gerais (DIG), a Apolo 3 (Gigio e Júlio) foi acionada para apurar o envolvimento dos menores em outros roubos de carro. Segundo o investigador-chefe Almir de Oliveira, a suspeita é que o trio seja responsável por dezenas de roubos em Jundiaí, podendo ainda ter agido em outros municípios da Região.

T_WhatsApp Image 2018-10-19 at 16.44.09


Link original: https://www.jj.com.br/policia/adolescentes-sao-pegos-pela-pm-apos-horas-roubando-automoveis/
Desenvolvido por CIJUN