Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Com metralhadoras, policiais prendem traficante que atirou contra eles em Jundiaí

Fábio Estevam | 04/06/2020 | 17:51

Investigadores da Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes (Dise) de Jundiaí montaram um forte esquema utilizando armas de grosso calibre na madrugada desta quinta-feira (4) para prender um traficante que, no dia 19 de maio, atirou contra policiai civis à paisana durante uma ação na comunidade da Meias Aço, também em Jundiaí. Na oportunidade, o bandido chegou a render o policial motorista da viatura, que estava descaracterizada, colocando a mão armada dentro do carro. Após o incidente, policiais conseguiram escapar. No cerco realizado nesta quinta, na Vila Hortolândia, os policiais apreenderam uma pistola calibre 9mm e mais de 900 cápsulas com cocaína, que pesaram quase 3kg.

No dia 19 de maio, três policiais civis em uma viatura descaracterizada foram até a Meias Aço e, ao chegarem no ponto de venda de drogas, foram abordados por um homem, identificado agora como gerente da biqueira, que mandou que o motorista abaixasse o vidro e acendesse a luz interna. Nesse momento, do lado do passageiro, um rapaz que ‘servia’ a droga aos usuários se aproximou enquanto o policial se passava por cliente. O rapaz foi agarrado pelo braço, enquanto que o investigador que estava no banco traseiro desceu e o segurou. O traficante ofereceu resistência e entrou em luta corporal com os dois policiais, momento em que o gerente apontou um revólver para o policial motorista e ordenou que ele colocasse as mãos no volante.

Como a rua estava repleta também de pessoas de bem, os policiais jogaram rapidamente o traficante preso dentro do carro e não tentaram abordar ou efetuar qualquer disparo contra o gerente, afim de impedir que algum civil fosse atingido numa possível troca de tiros. Por isso, mesmo com a arma apontada para ele, o policial saiu em disparada, quando o criminoso efetuou pelo menos três disparos na direção da viatura.

A arma apreendida não é a mesma usada por ele para atirar contra os policiais no dia 19

Investigações
Continuando com as investigações, os policiais identificaram inicialmente o veículo que era usado pelo criminoso autor dos disparos, um Citröen Air Cross, que passou a ser monitorado. Durante esse tempo os policiais descobriram que ele tinha participação fundamental no tráfico na Meias Aço e que morava na Vila Hortolândia.

Por volta das 5 horas desta quinta a ‘casa caiu’ para ele. Depois de sair de sua residência, teve o carro interceptado na rodovia Geraldo Dias. Várias viaturas e policiais, fortemente armados, não deram chances para que ele pudesse fugir. “Um cara que enfia uma arma dentro de uma viatura apontando para um policial é considerado perigoso, sobretudo porque fez uma abordagem repentina e que pegou o investigador de surpresa. Por isso, desta vez, essa vantagem foi nossa e precisamos armar esse forte esquema para prendê-lo”, disse o delegado Marcel Fehr.

No carro havia 945 pinos com cocaína e a arma. Ele foi autuado em flagrante por tráfico e porte ilegal de arma. Também vai responder por tentativa de homicídio qualificado, pela investida contra os investigadores no dia 19.

Por isso, foi autuado em flagrante pelos mencionados delitos. Paralelamente, estão sendo tomadas providências referentes ao Inquérito anterior (RDO 52/20), com formal indiciamento. A arma apreendida na data de hoje não é a utilizada para tentativa branca de homicídio, pois fora utilizado um revólver. Autuado já ostenta antecedentes por roubo e segue para o Centro de Triagem de Campo Limpo Paulista.


Link original: https://www.jj.com.br/policia/com-metralhadoras-policiais-prendem-traficante-que-atirou-contra-eles-em-jundiai/
Desenvolvido por CIJUN