Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Delegado de Jundiaí assume Seccional de Campinas

Nathália Sousa | 07/07/2020 | 05:00

O delegado de polícia Glauco Roberto Rufino, de 50 anos, completa 3 meses à frente da 2ª Delegacia Seccional de Campinas. Ele, que atuou por 19 anos em Jundiaí, já tem 28 anos de experiência na polícia. “Eu fui delegado em Piracicaba até a metade de 2018, depois fui para a Capital ante de chegar a Campinas.”

Sobre o momento em que assume a 2ª Seccional de Campinas, o delegado comenta sobre os desafios na carreira. “Temos duas seccionais aqui. Uma comandada pelo delegado Nestor Sampaio Penteado Filho e a segunda por mim. Temos policiais de alto gabarito e é muito gratificante comandar estes profissionais”, diz.

Rufino acrescenta que, de modo geral, a pandemia tem mudado os tipos de crimes, mas que eles não desapareceram. “O criminoso sempre vai procurar meios de ganhar a vida.

Hoje, o crime virtual é algo que a Polícia Civil já tem setores de inteligência para combater. A quantidade é imensa e nós não temos o efetivo ideal, mas isto é compensado com um bom trabalho.”

E completa. “Houve uma diminuição de casos de crimes agora na pandemia, como assaltos, o que é natural, já que há menos gente nas ruas, mas a violência doméstica aumentou, então sempre diminui em um ponto e aumenta em outro.”

Durante o isolamento, ele reforça que as férias tiveram que ser suspensas, dando lugar apenas aos atestados. “As férias foram canceladas para termos força, mas agora serão retomadas por uma questão de constituição e diretos trabalhistas.”

Em Jundiaí, Glauco Rufino atuou no 1º, 2º, 5º e 7º Distritos Policiais (DPs), além da Delegacia de Investigações Gerais (DIG) e Plantões Policiais.


Link original: https://www.jj.com.br/policia/delegado-de-jundiai-assume-seccional-de-campinas/
Desenvolvido por CIJUN