Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Detecta auxilia a PM a capturar receptador

GERALDO DIAS NETTO | 18/08/2018 | 20:01

Sofisticado sistema de monitoramento por câmeras operado pela Polícia Militar, o Detecta possibilitou a prisão de um homem, em Itupeva, que dirigia um veículo furtado, que também foi recuperado e devolvido ao dono.

A detenção foi feita por PMs do 11º Batalhão informados da passagem do automóvel por câmeras do sistema, que lê caracteres das placas, em Bragança Paulista. Segundo o capitão Augusto José Martinelli, as buscas começaram a ser feitas na rodovia Vice-Prefeito Hermenegildo Tonolli, em Itupeva, local por onde o condutor do carro furtado estaria seguindo, até a abordagem, pouco tempo depois, na avenida José Tonolli.

Josimar Lopes Ribeiro, como foi identificado o motorista, levava seu tio como passageiro. Ele foi detido por uma equipe (sargento Yoshimura, cabo Elvis e soldado Felipe) e alegou que havia adquirido o automóvel em uma “feira do rolo” em Campinas.
Não disse se havia feito uma pesquisa sobre a procedência do carro nem deu o nome do vendedor, o que reforçou o indício de que ele estava mentindo. Na delegacia de Itupeva, para onde foi levado, ele foi autuado em flagrante por receptação, crime pelo qual já havia respondido anteriormente, além de ter uma passagem por estelionato.
Apesar disso, acabou sendo liberado, já que pagou fiança arbitrada em R$ 2 mil. O automóvel, no entanto, permaneceu apreendido para ser devolvido ao proprietário.

Detecta
Implantado pelo Governo de São Paulo, o Detecta é composto por monitoramento com câmeras e conta com o maior banco de dados policiais de toda a América Latina, que inclui informações das polícias Civil e Militar.

Por ele, podem ser acessados dados de boletins de ocorrência (RDO), do Instituto de Identificação (IIRGD), do Sistema de Fotos Criminais (Fotocrim) e do Sistema Operacional da Polícia Militar (SIOPM-190), além de informações sobre veículos e de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) constantes no Departamento de Trânsito (Detran).

De acordo com dados publicados em reportagem de “O Estado de S. Paulo”, o sistema contava em 2017 com 3.144 câmeras instaladas em 1.497 pontos do Estado, sendo 2.215 delas em 469 locais do município de São Paulo.

“Esse sistema inteligente possibilita uma resposta mais eficiente da Polícia Militar e é uma excelente ferramenta no combate ao crime”, considerou o capitão Martinelli.

Sistema semelhante, o OCR é operado em diversas cidades pelas guardas municipais. A ideia é que, posteriormente, ele venha a fazer parte do Detecta, possibilitando um monitoramento ainda mais abrangente.T_detecta-1200x600

 

 


Leia mais sobre | | | |
Link original: https://www.jj.com.br/policia/detecta-auxilia-a-pm-a-capturar-receptador/
Desenvolvido por CIJUN