Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Em oito meses, polícia prende 1.085 adultos apenas em Jundiaí

GERALDO DIAS NETTO | 24/10/2018 | 14:00

Ações policiais prenderam em Jundiaí, apenas nos oito primeiros meses do ano, 1.085 adultos. A quantidade de detenções é ainda maior quando somadas as apreensões em flagrante de menores, que totalizaram 77, e mais 13, resultantes de mandados de busca e apreensão – medida judicial contra adolescentes.

Do total de prisões de adultos, 783 foram em flagrante delito, e o restante, 302, por força de mandados de prisão geralmente requeridos pela Polícia Civil no decorrer de investigações. Junho, por sua vez, foi o mês com maior quantidade de flagrantes (111), seguido por maio (106), abril (103), junho (101), janeiro (100), agosto (98), março (83) e fevereiro (81).

Já abril teve a maior quantidade de prisões por mandado (48), enquanto março e julho tiveram as menores: 29 cada. Junho (43), fevereiro e julho (42 cada), janeiro (38) e maio (31) completam dos dados. Os números são da Secretaria de Segurança Pública (SSP) de São Paulo, responsável pelas estatísticas criminais de todo o Estado de São Paulo.

Mais números
O período de 2018 teve 2,6% mais prisões que as realizadas entre janeiro e agosto do ano passado, que fechou com 1.057 detenções de adultos, sendo 780 em flagrante e 277 em decorrência do cumprimento de mandados decretados pelo Poder Judiciário.  Apreensão de menores em flagrante, por sua vez, foi 11,4% maior no período de 2017 (87 casos) quando comparado com 2018, com os mesmos 13 mandados de busca e apreensão contra os infratores.

A grande quantidade de detenções no município pode ser atribuída às operações mensais realizadas pela Delegacia Seccional de Jundiaí, de curto espaço de tempo, bem como ações feitas por ambos os batalhões da PM (11º e 49º) e pela Guarda Municipal.  Além de Jundiaí, as ações, que mobilizam todo o efetivo da Polícia Civil local, concentraram-se nos municípios da Região de Várzea Paulista, Itupeva, Campo Limpo Paulista, Jarinu, Louveira, Itatiba, Cabreúva e Morungaba.

De iniciativa da Delegacia Geral, chefiada pelo delegado Paulo Afonso Bicudo, as operações têm a coordenação do delegado Kleber Antonio Torquato Altale, do Departamento de Polícia Judiciária São Paulo Interior (Deinter 2), que administra as cinco Seccionais, incluindo a de Jundiaí, dirigida pelo delegado Luís Carlos Branco Junior.

Foto: Jornal de Jundiaí

Foto: Jornal de Jundiaí


Link original: https://www.jj.com.br/policia/em-oito-meses-policia-prende-1-085-adultos-apenas-em-jundiai/
Desenvolvido por CIJUN