Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Final de ano requer atenção a roubo e furto de veículos

VINICIUS SCARTON | 11/12/2018 | 05:00

A abertura do comércio no período noturno, o maior volume de pessoas circulando e a presença de veículos pela região central e adjacentes nesta época do ano faz com que os cuidados com os veículos aumentem. Somente neste final de semana, aconteceram dois furtos de veículos, um na Chácara Urbana e outro no Anhangabaú.

O delegado do 3º Distrito Policial de Jundiaí, Antônio Dota Júnior lista algumas recomendações e dicas de segurança para evitar ser vítima de furto ou roubo de veículo. Segundo Dota, no período noturno é recomendado estacionar o veículo em local iluminado. “Além disso, o condutor deve verificar se o carro está totalmente trancado e se o alarme foi acionado”, diz.

Outra recomendação importante tem haver com o interior do veículo. “Em hipótese alguma deixe pertences, bolsas ou pacotes dentro do carro”, alerta. A escolha da vaga também deve ser pensada. “Neste caso, evite estacionar o veículo muito distante do local onde está e não fique muito ausente. Verifique de vez em quando”, orienta o delegado.

Já para quem vai viajar, o delegado Antônio Dota Júnior ressalta quais são os principais cuidados ao deixar o veículo estacionado na garagem. “São três dicas essenciais: manter o carro trancado, acionar o alarme e guardar a chave em um local reservado”, explica. Além disso, para aqueles que têm bom relacionamento com seus vizinhos, o delegado também enfatiza um detalhe importante. “Antes de viajar, deixe seus contatos à disposição do vizinho, caso algo fora da normalidade possa acontecer em sua residência”, diz.

DADOS DA SSP
Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, de janeiro a outubro deste ano foram registrados 526 casos de furtos e 286 de roubos de veículos em Jundiaí. Neste período, o mês de julho contabilizou a maior quantidade de ocorrências, com 44 casos de roubos de veículos. Já o mês de outubro liderou o ranking de furtos, com 76 ocorrências.

Por outro lado, a SSP detalha que, de janeiro a outubro de 2017, foram 538 casos de furtos e 290 de roubos de veículos na cidade. Setembro do ano passado registrou a maior quantidade roubos deste período, com 46 no total, enquanto que o mês de fevereiro fechou o período com o maior número de furtos no ano, com 70 ocorrências. As estatísticas da SSP demonstram uma leve redução de 1% em casos de roubos e furtos de veículos, em Jundiaí.

Arquivo JJ

Arquivo JJ


Link original: https://www.jj.com.br/policia/final-de-ano-requer-atencao-a-roubo-e-furto-de-veiculos/
Desenvolvido por CIJUN