Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Furtos de veículos crescem 53% em Jundiaí

| 30/04/2014 | 11:41

Jundiaí registrou um aumento de 53,6% no número de furtos de veículos nos três primeiros meses do ano em comparação com o mesmo período do ano passado, passando de 298 para 458 casos, segundo estatísticas da criminalidade no Estado de São Paulo divulgadas nesta sexta-feira (25) pela Secretaria de Segurança Pública (SSP).

Roubos de veículos, no entanto, apresentaram queda de 6,2%, com 215 casos registrados de janeiro a março de 2013, contra 201 neste ano. Em números absolutos, a região do 7º DP, que compreende parte da área central, registrou o maior aumento, com 105 casos apenas nos três primeiros meses deste ano. No mesmo período do ano passado, 64 furtos de veículos ocorreram na região, resultando em aumento de 64%.

Já bairros como a Ponte São João e jardins São Camilo e Tarumã tiveram o maior aumento percentual (136%), com 36 e 85 boletins de ocorrências registrados no 3º DP nos respectivos períodos. Unidades policiais como o 1º DP, que abrange, entre outras localidades, o Centro de Jundiaí e parte da avenida 9 de Julho, e o 6º DP, que compreende bairros como o do Anhangabaú, também apresentaram aumento no número de registros de furtos de veículos.

Os percentuais, contudo, são mais baixos que os de outros distritos policiais de Jundiaí, com exceção do 5º DP, no Jardim Samambaia, onde o número de boletins de ocorrências registrados foi menor no período de 2014 em relação ao do ano passado.

Outros índices
Dentre todos os delitos contabilizados pelas estatísticas da SSP, o de roubo de veículos foi o único que apresentou queda. Contudo, crimes de roubos de cargas e roubos em geral, por exemplo, permaneceram praticamente iguais, com pequeno acréscimo no número de registro no comparativo. Já os furtos em geral apresentaram acréscimo de 18,2%, passando de 1.572 ocorrências no período de 2013 para 1.859 em 2014. Estupros ficaram estáveis, com 24 casos tanto nos três primeiros meses do ano quando nos deste ano.

Ações
Para combater o aumento do registro de furtos de veículos, diversas ações foram realizadas desde o começo do ano pela Polícia Militar em pontos da cidade onde o índice de furtos é maior. Já a Polícia Civil, com auxílio do sistema de leitura de placas da Guarda Municipal, montou até mesmo uma força-tarefa (por determinação do delegado seccional Luiz Carlos Branco Jr.), resultando na prisão de diversos acusados, entre eles, de uma quadrilha de Francisco Morato, responsável por pelo menos 13 furtos de veículos em apenas um mês

De acordo com o delegado Marcel Fehr, da Delegacia de Investigações Gerais (DIG) e responsável pela prisão da quadrilha, a unidade especializada, também em 2014, desvendou casos de falsa comunicação de crime e de estelionato, onde proprietários de veículos tentaram aplicar o golpe do seguro.


Link original: https://www.jj.com.br/policia/furtos-de-veiculos-crescem-53-em-jundiai/
Desenvolvido por CIJUN