Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Furtos e roubos aumentam com entrada do 13º

SIMONE DE OLIVEIRA | 29/11/2018 | 05:00

Trabalhadores de todo país têm até amanhã, 30 de novembro, para receber a primeira parcela do 13º salário e até 20 de dezembro para a segunda. Com esse montante de dinheiro entrando no mercado é comum o aumento nos índices de furto e roubo em áreas comerciais de grandes centros. E em Jundiaí não é diferente.
Mesmo sem dados estatísticos sobre o aumento desse tipo de ocorrência nessa época do ano, as autoridades policiais já adiantam que se trata de um período em que os índices tendem a aumentar e, em muitos casos, o furto ocorre pela falta de atenção dos próprios munícipes.
Segundo o delegado Antônio Dota Júnior, esses delitos começam a se intensificarem não só pela quantidade de dinheiro que circula no comércio, mas também pelo aumento no número de pessoas que se dirigem ao comércio devido ao horário estendido das lojas.
“A atenção deve ser redobrada neste período. Quando falamos em aumento no volume de pessoas não quer dizer apenas nas lojas de rua, mas também pelos shoppings. É uma época em que este público fica desatento e acaba sendo lesado, tanto pelos furtos e roubos quanto caindo em alguns golpes”, alerta o delegado.
O mais importante é que os boletins sejam registrados para que haja investigação e intensificação do efetivo policial em determinados pontos. Ele lembra que além das ocorrências dentro e fora das lojas, sejam pelos furtos de dinheiro ou de documentos, as pessoas se esquecem dos veículos. “Deixar sacolas dentro do carro e sair para fazer mais compras é um perigo porque além de perder o carro, as pessoas perdem todo o investimento”, alerta o delegado.

EFETIVO
Com a extensão do horário comercial a partir deste sábado (1º), o 11° Batalhão de Polícia Militar do Interior iniciará a “Operação Natal Seguro”. A ação visa reduzir a incidência de delitos e o controle dos indicadores criminais, propiciando assim o aumento da sensação de segurança da comunidade.
Para tanto, serão realizadas ações de policiamento ostensivo preventivo e fiscalização de trânsito, com o apoio dos programas de Rádio Patrulhamento, Policiamento Comunitário, Força Tática, Rocam e o Policiamento com bicicletas.

PM faz alerta para evitar ocorrências

O 11º Batalhão da PM relembra algumas valiosas dicas de segurança:
– Tenha especial atenção às pessoas à sua volta;
– Lembre-se que os infratores se valem principalmente do fator surpresa e agem sempre em períodos de desatenção das vítimas;
– Evite aglomeração de pessoas. Estes locais facilitam a ação de “batedores de carteira” e outros oportunistas;
– Transporte seus objetos pessoais, carteira e celular, em bolsa discreta à frente de seu corpo e com a mão sobre o fecho;
– Evite acessórios que demonstrem ser de alto valor como relógios e joias;
– Evite realizar pagamento com notas de valores altos, mas se isso for inevitável, distribua o dinheiro nos bolsos;
– Nunca aceite ajuda de pessoas estranhas dentro ou fora das agências, principalmente ao utilizar o caixa eletrônico;
– Quando efetuar um saque, evite colocar o dinheiro ou a carteira em locais de fácil acesso (bolso ou sacolas);
–  Ao entrar e sair da agência olhe para os lados e verifique se há pessoas com atitudes suspeitas;
– Em situação de risco ligue no 190. As situações de risco significam quando houver alguma vítima da ação de infrator; quando houver perturbação da ordem;
– O telefone 190 é destinado ao atendimento da população nas situações de urgências policiais, por isso ao utilizá-lo, seja breve, pois outra pessoa pode estar em risco e precisando da PM o mais rápido possível.

Rui Carlos

Rui Carlos


Link original: https://www.jj.com.br/policia/furtos-e-roubos-aumentam-com-entrada-do-13o/
Desenvolvido por CIJUN