Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

GM de Itupeva realiza curso com cães policiais

DA REDAÇÃO | 28/08/2018 | 20:56

A Guarda Municipal de Itupeva será responsável por um treinamento voltado a cães policiais que localizam pessoas desaparecidas (mantrailing). O canil da corporação, segundo a assessoria da prefeitura, tem se destacado neste trabalho, inclusive em outras regiões do Estado. O curso acontece nos dias 1 e 2 de setembro (sábado e domingo), das 8h às 17h, e será destinado a guardas municipais de toda a região, policiais civis e policiais militares de Minas Gerais. Pelo menos 30 pessoas estarão na cidade para o treinamento, informou a assessoria.

“A Guarda Civil Municipal de Itupeva é muito respeitada pelo trabalho que executa e querida pela população da cidade. Desde o ano passado, temos feito um trabalho de valorização dos guardas, contratando novos GCMs, equipando e dando condições para que eles possam desempenhar uma atuação ainda melhor. Este curso mostra o potencial e a qualidade da nossa corporação”, destacou o prefeito Marcão Marchi, em nota à imprensa.

De acordo com o comandante da GM, José Augusto Gonçalves Alves, Itupeva será polo de conhecimento regional no policiamento com cães durante estes dois dias. “O ponto de partida será o estádio Mario Milani (Campão) e haverá o deslocamento para os bairros, com a movimentação de viaturas e guardas de outras cidades pelo município realizando o treinamento”, comentou.

Responsável pelo Canil da GM de Itupeva, o subinspetor Reinaldo Saraiva comentou sobre a participação do cão farejador Max no evento. “Ele já tem o certificado nível 1 do mantrailing e, com este treinamento, poderá buscar a certificação nível 2 no final do ano”. Segundo ele, “as corporações da região que vão participar do curso já desenvolvem este trabalho juntas”.

“Max está na corporação desde o ano passado e surpreendeu a todos pela desenvoltura no trabalho de encontrar pessoas desaparecidas. Tamanha destreza levou-o a prestar serviços para investigações policiais em outros municípios, inclusive fora do Estado”, informou a assessoria.

“O Max já esteve em Araras, Indaiatuba, Piedade e Sorocaba, no Estado, e também em Senador Amaral, no interior de Minas Gerais. Recentemente, ele participou das investigações no caso de desaparecimento da garota Vitória Gabrielly, de 12 anos, encontrada morta em Araçariguama”, lembrou Saraiva.  O cão, da raça bloodhound, deve completar dois anos de idade em breve. Segundo a GM, ele foi certificado pela CBKC (Confederação Brasileira de Cinofilia), na modalidade Mantrailing (busca por meio de um odor de referência) Nível 1.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação


Link original: https://www.jj.com.br/policia/gm-de-itupeva-realiza-curso-com-caes-policiais/
Desenvolvido por CIJUN