Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Isolamento social derruba índices de criminalidade em Jundiaí

Fábio Estevam | 31/05/2020 | 09:56

Todos os principais índices de criminalidade, inclusive os mais graves, tiveram queda em Jundiaí em abril, o único mês fechado em que a quarentena com isolamento social completo esteve vigente em função da pandemia do coronavírus. Os dados são da Secretaria Pública do Estado de São Paulo (SSP), divulgados nesta semana. A comparação fio feita com abril do ano passado e com os três primeiros meses deste ano.

Em todas as situações houve queda, o que, para o delegado-assistente da Seccional Luis Carlos Duarte, não há outra explicação, que não a quarentena. “Não há dúvidas de que essa queda é um reflexo de tudo o que estávamos vivendo. Co menos pessoas transitando e carros na rua, menor também a quantidade de vítimas em potencial’, salientou Duarte.

Os registros de lesão corporal, ou seja, as brigas com agressões caíram de 82,em abril do ano passado, para 57 neste ano. Estupros de mulheres e vulneráveis, e roubos e furtos em geral e de veículos também estão entre os que despencaram (veja o quadro).

BO Eletrônico

Duarte também explica que, embora as delegacias estejam funcionando apenas para atendimento emergenciais de casos graves e flagrantes, todo e qualquer tipificação pode ser elaborada através do sistema da delegacia eletrônica. “As pessoas não estão deixando de ser atendidas. Na delegacia são garantidos os flagrantes trazidos pela Polícia Militar e Guardas Municipais, além de casos graves trazidos por vítimas. O restante pode ser feito pela delegacia eletrônica”. salientou.

Para elaborar um BO eletrônico é preciso acessar o endereço abaixo e seguir as orientações: www.delegaciaeletronica.policiacivil.sp.gov.br/ssp-de-cidadao/home

Houve redução em relação aos meses de abril de 2019 e abril de 2020


Link original: https://www.jj.com.br/policia/isolamento-social-derruba-indices-de-criminalidade-em-jundiai/
Desenvolvido por CIJUN