Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Motorista joga carro em lago e é preso em flagrante por tentativa de ‘golpe do seguro’

GERALDO DIAS NETTO - gnetto@jj.com.br | 22/03/2018 | 21:15

O proprietário de uma picape Montana, de cor branca, ano 2012, foi preso em flagrante por estelionato, acusado de tentar aplicar um golpe contra a seguradora, alegando ter tido o veículo roubado. O automóvel foi encontrado na tarde de ontem dentro de uma lagoa no bairro Vale Azul, de onde foi retirado por um guincho. O caso foi descoberto pela Delegacia de Investigações Gerais (DIG), que acompanhou a remoção do automóvel e prendeu seu dono em flagrante. Reginaldo Fernandes Ribas, metalúrgico de 37 anos, é morador na rua União dos Palmeiras, na Vila Nambi, foi mandado a uma cela do Centro de Triagem de Campo Limpo Paulista para aguardar audiência de custódia. As investigações que levaram à descoberta do crime ficaram a cargo da equipe Apolo 1 (Tafarello, Samuel e Roberto), que já havia prendido, também ontem, um dos autores de um roubo em uma residência. Segundo os policiais, contradições entre o que havia sido detido pelo acusado no momento do registro do boletim de ocorrência e as declarações na DIG, para o início da apuração do suposto assalto, levou a equipe a desconfiar de que o metalúrgico não falava a verdade. Ele também estaria bastante nervoso durante o depoimento e novamente aparentou estar escondendo algo ao ser levado ao local do suposto roubo para a reconstituição do crime, explicou a Apolo1. Com a descoberta do golpe e retirada do carro da lagoa, Ribas foi autuado pelo delegado Ruiter Martins, que ressaltou no auto de prisão em flagrante os indícios de que ele cometeu fraude para receber indenização da seguradora. O acusado deve passar por audiência de custódia hoje. O procedimento é realizado pelo Poder Judiciário, que decide sobre a permanência do réu ou não em uma unidade prisional durante o decorrer do processo.

Números
Apenas em janeiro, 63 boletins de ocorrência de furto de veículo foram registrados pela polícia de Jundiaí. Já o número de registros de roubo chegou a 26, segundo levantamento da Secretaria de Segurança Pública (SSP), responsável pelas estatísticas criminais de todo o Estado de São Paulo. Segundo a polícia, delito de fraude contra seguradoras é bastante difícil de ser descoberto e aumenta, falsamente, a quantidade de casos contabilizados pela SSP. Por esse motivo, é desconhecida a porcentagem exata de golpes aplicados por donos de veículos que registram queixas de furto ou roubo, estimando a DIG, por outro lado, que chega a 25%.


Link original: https://www.jj.com.br/policia/motorista-joga-carro-em-lago-e-e-preso-em-flagrante-por-tentativa-de-golpe-do-seguro/
Desenvolvido por CIJUN