Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Na retomada, comerciantes encontram seus prédios violados, revirados e furtados

Fábio Estevam | 06/06/2020 | 08:30

Com o retorno das atividades na última segunda-feira (1), comerciantes da Vila Arens, em Jundiaí, foram surpreendidos ao encontrarem seus estabelecimentos violados, revirados e com diversos itens furtados. Em alguns dos casos, como de uma loja de uniformes profissionais de trabalho, o ladrão entrou pelo telhado, danificou o forro e furtou vários itens. O local ficou todo bagunçado.

A Polícia Militar informou que os números mostram que apenas quatro furtos a estabelecimentos comerciais durante a noite e madrugada foram cometidos entre abril e maio, por isso solicita que as vítimas registrem a ocorrência por menor que seja o prejuízo. A Guarda Municipal, por sua vez, diz que a partir de hoje (6) vai intensificar patrulhamento no bairro e região.

A representante da loja de uniformes contou à reportagem que, há cerca de 20 dias, retirou alguns equipamentos da loja para que pudesse usá-los em casa. “Foi a última vez que fomos lá porque a polícia estava fiscalizando, vendo se nós comerciantes estávamos com a loja aberta. Nós fomos impedidos de trabalhar, com fiscalização policial, mas acabamos sendo furtados”, comentou Karen Daiana Naver Pinheiro.

De acordo com ela, outros colegas comerciantes também foram vítimas de furtos que eles acreditam que tenham sido cometidos principalmente durante noite e madrugada. “Tem uma loja de informática em que os ladrões levaram tantas coisas que o prejuízo fez com que o dono entregasse o ponto. Ele fechou”, lamentou ela. E completa. “O prédio do antigo clube Ipiranga também sofreu com a ação de ladrões que furtaram fios. Uma loja de troca de óleo de carro também foi alvo. Todas elas instaladas na avenida São Paulo.

GM
A Guarda Municipal informou que através do grupamento e policiamento comunitário, realiza patrulhamento diuturnamente em vias e bairros de Jundiaí e, devido a essas reclamações, haverá intensificar a ronda nesta região com viaturas de patrulhamento comunitário e com apoio das viaturas do Canil (Operações com Cães).

PM
Já a Policia Miliar emitiu nota informando que os policiamento no bairro Vila Arens é realizado através de viaturas de Radiopatrulhamento, Rondas Ostensivas com Motocicletas (Rocam) e Base Comunitária Móvel. Em algumas oportunidades realiza operações policiais com outros órgãos visando a redução de índices criminais.
Conforme aponta o banco de dados da PM, nos meses de março/abril/maio 2020 foram registrados quatro casos de furto em comércio na Vila Arens no período noturno e madrugada.
As vítimas do crime de furto, mesmo que o bem subtraído seja de pequeno valor, devem acionar a Policia Militar ou se dirigir até uma delegacia mais próxima para registro da ocorrência, assim é possível o direcionar o patrulhamento preventivo.

CONSEG
O Conselho de Segurança (Conseg Leste), responsável pela região, lamentou o fato de não contar com comerciantes da Vila Arens cadastrados e informou que fará contato para tentar agregar os mesmos para que explanem suas ideias e anseios para que haja discussão junto aos órgãos de segurança pública.

 


Link original: https://www.jj.com.br/policia/na-retomada-comerciantes-encontram-seus-predios-violados-revirados-e-furtados/
Desenvolvido por CIJUN