Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Onda de assaltos assusta moradores no Jd. Samambaia

COLABORAÇÃO DE MARIANA CHECONI | 14/02/2019 | 05:05

Uma onda de assaltos vem assustando os moradores do Jardim Samambaia, em Jundiaí. No período de um mês foram registrados dois roubos e um furto no local. Em um deles, houve agressão e a vítima ficou cega.

Segundo o titular da Delegacia de Investigações Gerais (DIG), Ruiter Martins, o primeiro roubo aconteceu na madrugada do dia 22 de janeiro. No momento e que saiam de casa, os moradores foram abordados por dois ladrões que dominaram o casal. Os bandidos entraram na casa e roubaram diversos objetos como joias e eletrodomésticos. Após o roubo, fugiram com o carro das vítimas. A polícia começou a investigar o caso a partir da placa do veículo.

Dois dias após o ocorrido, ladrões tentaram invadir uma segunda casa, em frente à residência da primeira ocorrência. Um senhor e seu filho foram abordados no momento em que chegavam em casa, de madrugada. Os bandidos surgiram de forma violenta e agrediram o senhor com uma coronhada no olho, que o cegou. Diante da gravidade da situação, os ladrões ficaram com medo e desistiram de entrar na casa, levando o carro da vítima.

Segundo o delegado, após alguns dias, o carro do primeiro roubo foi localizado e os bandidos presos em flagrante. As vítimas reconheceram imediatamente um dos criminosos. O outro foi reconhecido pelo relógio em seu pulso, que havia sido roubado da casa. Os dois foram encaminhados ao Centro de Detenção Provisória de Jundiaí (CDP).

O veículo da vítima do segundo roubo também foi encontrado. O senhor e o filho reconheceram o ladrão, Luis Henrique Monteiro Bovo, de 18 anos. A prisão temporária de Bovo foi pedida para que a polícia pudesse juntar provas. Entretanto, um dia depois do pedido de prisão, ele participou de um roubo com um outro grupo de criminosos no bairro Traviú e morreu após troca de tiros contra a Guarda Municipal. O segundo ladrão foi identificado como Pablo Ricardo, e preso.

Essa semana, foi registrado um terceiro crime, um furto em uma residência. A vítima não estava na casa. Os ladrões levaram alguns pertences e o carro. A polícia segue com a investigação para descobrir quem cometeu o delito.

Motivação
De acordo com o delegado, a grande incidência dos crimes pode ser por conta do alto padrão das casas do bairro. “O ladrão acredita que vai encontrar muitos pertences de luxo dentro das casas e além disso, a localização do bairro, ao lado da rodovia, facilita a ação dos bandidos”, avalia.

Moradora do Jardim Samambaia, M.H. conta que a insegurança aumenta muito após casos como esses. “Fazia tempo que não aconteciam por aqui”. O delegado recomenda alguns cuidados aos moradores. “Pedimos que as pessoas tomem cuidado ao entrar e sair de casa, pois é o momento em que o bandido encontra mais facilidade em abordar a vítima que muitas vezes está distraída e com o carro parado ou em baixa velocidade”, afirma o delegado. “O bandido não tem alvo específico, ele fica parado na rua esperando o momento que alguém entra ou sai de casa para agir”, complementa.

Segundo Ruiter, os vigilantes precisam ficar mais atentos a qualquer movimentação estranha no local. “Acredita-se que depois desses incidentes, a PM fortalecerá a segurança”, completa o delegado.

ROUBOS E FURTOS NA JARDIM SAMAMBAIA


Link original: https://www.jj.com.br/policia/onda-de-assaltos-assusta-moradores-no-jd-samambaia/
Desenvolvido por CIJUN