Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Pesquisa é usada como álibi por golpistas

Fábio Estevam | 01/08/2020 | 17:55

Estelionatários estão ligando para telefones aleatoriamente se passando por representantes do Serviço Único de Saúde (SUS). O objetivo é invadir o WhatsApp das vítimas. Após fazerem perguntas simulando uma pesquisa sobre a pandemia do coronavírus, eles dizem que, para que a entrevista seja validada, precisam que a pessoa digite um código com seis dígitos, enviado por SMS. Quando digita e o reenvia, o aplicativo é clonado.

Os criminosos mandam mensagens de WhatsApp para os contatos mais próximos da pessoa que teve aplicativo clonado e se passam por elas para pedir dinheiro emprestado. Isso aconteceu com uma atriz de Jundiaí, de 40 anos, que registrou Boletim de Ocorrência nesta semana cujo caso está sendo investigado pela Polícia Civil. Ao receber uma ligação com identificador de chamada, também de um número celular, ela aceitou ser submetida à pesquisa sobre a pandemia. Para ser convincente, o golpista fez uma série de perguntas a respeito de sintomas, entre elas, o ganho monetário e se era trabalhadora autônoma, empresária ou CLT.

Ao final da farsa, o bandido encaminhou a ela uma mensagem com seis dígitos e pediu que o digitasse. Ao verificar que junto da mensagem havia uma menção ao WhatsApp, a atriz desconfiou se tratar de um golpe. “Constava também um alerta para não passar o código para ninguém. Eu disse que não digitaria o código e ele insistiu, alegando que era necessário para validar a pesquisa. Resisti e lhe disse que então não seria validada, foi quando ele desligou”, comentou ela.

Os golpes estão sendo aplicados desde que o Governo Federal passou a fazer pesquisas através do TeleSUS, já durante a pandemia. No entanto, segundo informações disponibilizadas no site oficial do Mistério da Saúde, o órgão não pede códigos, não envia links ou SMS’s durante a abordagem. Quando a pessoa recebe a ligação, o identificador mostra o número 136, do Disque Saúde.

 

smartphone


Leia mais sobre | | |
Link original: https://www.jj.com.br/policia/pesquisa-e-usada-como-alibi-por-golpistas/
Desenvolvido por CIJUN