Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

PM e GM apreendem cerca de 100 aves silvestres engaioladas em imóvel no Traviú

GERALDO DIAS NETTO | 18/08/2018 | 05:35

Ação da Polícia Militar Ambiental e Divisão Florestal da Guarda Municipal de Jundiaí apreendeu, nesta sexta-feira (17), dezenas de pássaros silvestres em uma residência no bairro do Traviú. Aproximadamente 100 aves foram encontradas no imóvel, dentro de gaiolas, e parte delas foi solta ainda no local pelos policiais. Segundo a GM, são pássaros das espécies coleirinha, canário-da-terra, tico-tico, entre outras. Dois homens foram detidos no local e levados à delegacia para serem autuados. Dos pássaros que não foram soltos, parte foi levada à Mata Ciliar, enquanto a outra foi levada a São Paulo pela PM Ambiental.

Lei
A caça e a posse ilegal de animais silvestres em cativeiro são proibidas em todo território nacional, conforme dispõe o artigo 29 da lei 9605/98. Já a pena varia de seis meses a um ano de detenção, além do pagamento de multa que varia de R$ 500 a R$ 5 mil por ave em cativeiro sem autorização do órgão ambiental. Em fevereiro deste ano, a Defesa Civil e a Guarda Municipal de Campo Limpo Paulista resgataram na avenida Mitiharu Tanaka, no São José, uma Arara Canindé. A ave estava em uma árvore. O animal foi levado para a Associação Mata Ciliar, de Jundiaí. De acordo com a Defesa Civil, o pássaro aparentava estar sendo criado, de maneira ilegal, em cativeiro e pode ter fugido de alguma residência.

Ajuda
Denúncia sobre a criação irregular de pássaros silvestres em Jundiaí pode ser passada à Polícia Militar, pelo número 190, ou à Guarda Municipal, pelo telefone (11) 4492-9060. Não é necessário se identificar.

Animais engaiolados no Traviú


Leia mais sobre | |
Link original: https://www.jj.com.br/policia/pm-e-gm-apreendem-cerca-de-100-aves-silvestres-engaioladas-em-imovel-no-traviu/
Desenvolvido por CIJUN