Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

PM, GM e Civil prendem 270 pessoas em um mês na Região

GERALDO DIAS NETTO | 18/03/2018 | 20:39

Números da Secretaria de Segurança Pública (SSP) analisados pelo JJ revelam que, em apenas um mês, 270 pessoas foram detidas na Região pelas polícias Civil e Militar, e Guarda Municipal. Apenas em Jundiaí, 100 pessoas foram presas em flagrante em janeiro deste ano, contra 72 no mesmo período do ano passado (aumento de 38,8%). Do total de detidos, 66 foram recolhidos a unidades prisionais por força de mandados de prisão decretados pelo Poder Judiciário. Outros 18 são menores apreendidos em flagrante, enquanto um adolescente foi recolhido em instituição específica para infratores devido a um mandado de busca e apreensão (medida semelhante ao mandado de prisão, só que para menores de 18 anos). Além de Jundiaí, o número de detenções se refere às ocorridas nos municípios de Várzea Paulista, Itupeva, Campo Limpo Paulista, Itatiba, Louveira, Jarinu, Cabreúva e Morungaba. Destes, apenas Morungaba não registrou no período prisões em flagrante e por mandado, assim como apreensões de menores, em flagrante ou em decorrência de decreto judicial de busca e apreensão.

Comparação
Somadas as prisões em flagrante realizadas em janeiro de 2017 em toda a Região (166), o mesmo período deste ano apresentou aumento de 11,4% e queda de 17,5% na quantidade de prisões por mandados, com 66 neste ano, contra 80 no mês de 2017. Dos municípios analisados, Itatiba foi o que registrou a maior diminuição no número de pessoas detidas por mandados, uma vez que, em janeiro de 2017, 10 decretos foram cumpridos pela polícia, contra apenas um neste ano. Contabilizadas todas as detenções do período do ano passado (265), incluindo a apreensão de menores em flagrante e por mandado de busca e apreensão, janeiro de 2018 registrou aumento de 1,8% na comparação. No próximo dia 25, a SSP deve divulgar os números referentes a fevereiro passado.

Inquéritos
Também foram instaurados em janeiro deste ano 429 inquéritos policiais em Jundiaí e Região, segundo a SSP. O procedimento, de cunho administrativo, é de responsabilidade da Polícia Civil e visa reunir elementos necessários à apuração de um crime e sua autoria.
Já na comparação com janeiro de 2017, 21 inquéritos a menos foram instaurados neste ano. A quantidade menor pode estar relacionada à queda nos índices criminais contabilizados pela SSP, principalmente de Jundiaí, com exceção de roubos de veículos, que subiram de 25 para 26 casos na mesma comparação.


Link original: https://www.jj.com.br/policia/pm-gm-e-civil-prendem-270-pessoas-em-um-mes-na-regiao/
Desenvolvido por CIJUN