Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Polícia Civil identifica quadrilha e esclarece oito roubos de moto

GERALDO DIAS NETTO | 30/07/2018 | 20:41

A Polícia Civil de Louveira esclareceu a autoria de, pelo menos, oito roubos de motocicletas esportivas praticados no município e em cidades da Região, incluindo Jundiaí, entre os meses de abril e julho deste ano. Quatro pessoas são acusadas dos crimes. Elas fariam parte de uma quadrilha especializada, utilizando sempre armas de fogo para abordar as vítimas e ameaçá-las de morte. Três homens e a companheira de um deles irão responder por roubo e associação criminosa. De acordo com o investigador-chefe Paulo Sérgio Stefani, o Paulinho, dois deles foram presos em flagrante por assalto, enquanto o terceiro foi indiciado, tendo cumprido prisão por envolvimento com o tráfico de drogas. Ele também ostentaria fotos de motos roubadas, com notas de dinheiro no guidão, em seu perfil da rede social Facebook.

Acusados
A acusada de participar da quadrilha era a responsável por revender as motos roubadas, explicou Paulinho, que chefiou o setor de investigações (Mario, Rafael, Kleber, Ada e Carla), sob a supervisão do delegado titular de Louveira, Fernando Iwanaga. Segundo ele, os homens agiam em dupla, alterando-se entre si para cometer os assaltos. Em poder das motos roubadas, deixavam os veículos para que a mulher de um deles revendesse, usando ainda algumas das motos para cometer outros assaltos. Até mesmo uma motocicleta em nome da avó de um deles foi utilizada em um dos crimes, explicou o investigador Marcio. Ele contou que a acusada de integrar a quadrilha chegou a ser presa em flagrante por receptação, mas foi solta após pagar fiança, possibilidade permitida por lei para tal tipo de delito.

CLIQUE AQUI E VEJA OUTRAS NOTÍCIAS NO PLANTÃO POLICIAL

Modo de agir
Marcio informou que, durante as investigações, foi descoberto o modo de agir do grupo, cuja dinâmica foi complementada pela descrição pormenorizada fornecida pelas inúmeras vítimas a respeito das roupas, dos detalhes dos capacetes, dos tipos de motos e da maneira com que os criminosos fizeram as abordagens. A partir daí, oito ocorrências semelhantes que haviam sido registradas foram levantas pelo setor de investigações da Delegacia de Louveira, que analisou todos os casos e juntou ainda mais indícios para a conclusão do inquérito policial instaurado pelo delegado Iwanaga. De acordo com o policial, também foi descoberto durante as investigações que o grupo usava fita isolante para adulterar a placa da moto que usava nos crimes, geralmente roubada ou mesmo a da avó de um deles, na tentativa de evitar uma possível abordagem policial.

Números
De janeiro a junho deste ano, 17 roubos de veículo foram registrados em Louveira, segundo estatísticas da Secretaria de Segurança Pública (SSP) de São Paulo. A quantidade é a mesma anotada no mesmo período do ano passado, que teve um dos meses sem nenhum caso: março. Em Jundiaí, por sua vez, 162 boletins de ocorrência foram anotados, com 42 roubos de veículos apenas em junho, mês com maior quantidade de casos, seguido por maio (28), janeiro e fevereiro (26 cada), abril (25) e março (15). O número é 5,2% menor que o verificado no mesmo semestre de 2017, que fechou com 171 boletins de ocorrência.

Motos


Leia mais sobre |
Link original: https://www.jj.com.br/policia/policia-civil-identifica-quadrilha-e-esclarece-oito-roubos-de-moto/
Desenvolvido por CIJUN