Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Quarentena faz cair os índices de criminalidade em Jundiaí

Da Redação | 31/03/2020 | 10:00

Os índices de criminalidade, principalmente no tocante a roubos e furtos de carros e pedestres, tendem a diminuir em consequência do período de quarentena em Jundiaí, acredita o gestor de Segurança do município, Paulo Giacomelli Stel. A quantidade de chamados de vítimas ou denunciantes de crimes pelo 153, da Guarda Municipal, caiu drasticamente desde que o comércio foi obrigado a fechar e as pessoas ficaram reclusas em suas casas. Dados da corporação apontam para uma redução de cerca de 50%.

Em meses comuns a GM recebe em média aproximadamente 300 chamados, a maioria criminais. Com a quarentena esse número caiu pela metade. “E ainda assim a grande maioria dos chamados nesse período pelo qual estamos passando é para denunciar comércios que estão abertos, ou seja. as ligações criminais caíram muito mesmo”, disse Stel.

E completa. “Isso acontece justamente porque há menos carros e pessoas nas ruas. Podemos dizer que há menos possíveis vítimas nas ruas.”

A Polícia Militar, por sua vez, já nota alteração nos índices de criminalidade na cidade. Segundo nota encaminhada à redação, por decorrência da decretação de quarentena pelo Governo do Estado de São Paulo e pelo município de Jundiaí, houve uma diminuição de veículos e pessoas pelas vias da cidade e região. Notou-se uma redução dos índices criminais no período de isolamento, destacando roubos e furtos, 19 e 60 respectivamente.

 

Segundo a PM, a redução é atribuída ao fato de as pessoas estarem restritas às atividades domésticas durante o isolamento social para se preservarem, reduzindo a presença nos comércios e shoppings, não ficando expostos a criminosos que se utilizam do oportunismo para praticar seus ilícitos.

Mais viaturas

A partir desta terça-feira (31) os guardas passam a circular pela cidade com 15 novas viaturas para o fortalecimento das atividades diárias da corporação: 14 já disponíveis e uma em 20 dias.

Das 14 novas viaturas que serão entregues hoje (31), cinco são picapes S10. Há ainda uma picape Frontier e três peruas Trailblazer. Todos estes veículos servirão aos GMs do Apoio Tático.

A Guarda Municipal ainda terá duas Frontier (para patrulhamento florestal na Serra do Japi), dois Renault Logan descaracterizados e mais uma picape.

O investimento nas 15 novas viaturas foi de pouco mais de R$ 2,8 milhões, recurso que tem como origem o Finisa (Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento), da Caixa Econômica Federal. As equipes de Trânsito também receberão 22 novas, totalizando 37.


Link original: https://www.jj.com.br/policia/quarentena-faz-cair-os-indices-de-criminalidade-em-jundiai/
Desenvolvido por CIJUN