Política

Pauta animal na Câmara de Jundiaí e mais no Pela Ordem


Arquivo
Sessão de hoje (15) aprova convênio com Secretaria de Segurança Pública
Crédito: Arquivo

Os vereadores de Jundiaí votam hoje (27) alguns projetos de lei referente ao bem-estar animal. O principal deles pretende vedar a distribuição e comércio de organofosforado carbamato (conhecido como "veneno chumbinho") pelos estabelecimentos que especifica, e exige a afixação de cartaz informativo sobre a proibição. O município tem registrado com frequência incidentes em que cães e gatos são mortos por este produto.

 

10 mil candidatos indeferidos

Mais de 10 mil postulantes ao cargo de vereador, prefeito e vice-prefeito em todo o Brasil tiveram a candidatura indeferida. Se forem somados os falecimentos e as renúncias, o número de candidatos inaptos supera os 16,5 mil. A maior parte, no entanto, cerca de 10,6 mil casos, é formada por candidatos que não poderão concorrer porque não atenderam a algum requisito legal. Mais 112 mil pedidos ainda aguardam parecer.

TRE indefere a chapa de Sabará

Após a decisão de desistência da candidata a vice-prefeita pela então chapa do Novo, o Tribunal Regional Eleitoral indeferiu na tarde deste domingo (26) a candidatura de Filipe Sabará, expulso do partido na semana passada. No site do Tribunal Superior Eleitoral, ele aparece agora como "inapto". Sabará afirma que ainda existe a possibilidade de entrar com recurso, mas que ainda vai avaliar.

Vantagem de Biden sobre Trump cai

As pesquisas de opinião mais recentes sobre a eleição americana indicam que a vantagem que o candidato democrata, Joe Biden, tinha sobre seu rival republicano, o presidente Donald Trump, encolheu ao longo da última semana. Segundo a média ponderada dos levantamentos calculada pelo site FiveThirtyEight, a diferença entre os dois é de 8,7 pontos percentuais. 51,8% contra 43,1%

Ramos e Salles fazem as pazes

O ministro da Secretaria de Governo, Luiz Eduardo Ramos, e o do Meio Ambiente, Ricardo Salles, deram como superada a polêmica entre os dois, após críticas deste último em publicações nas redes sociais. Em um passeio de moto junto com o presidente Jair Bolsonaro, Luiz Eduardo Ramos negou que exista alguma disputa política com Ricardo Salles, que pediu desculpas pelo Twitter.

Denúncias por maus-tratos

Também será votado hoje (27) pela Câmara de Jundiaí o projeto de lei que altera a lei de Normas de Defesa e Bem-Estar Animal, para prever obrigatoriedade de comunicação pelos pet-shops, clínicas e médicos veterinários no caso de indícios de maus-tratos nos animais atendidos. O PL prevê obrigatoriedade de um relatório e impõe multa de R$ 859,95 no caso de descumprimento caso a lei seja sancionada.


Notícias relevantes: