Política

Candidatos apresentam planos de governo


Antonio Augusto/Ascom/TSE
TSE - Tribunal Superior Eleitoral Urna eletrônica
Crédito: Antonio Augusto/Ascom/TSE

A três dias do primeiro turno das eleições municipais 2020, que acontecem no próximo domingo (15), e encerrando nossa série de reportagens com os 13 candidatos a prefeito de Jundiaí, o Jornal de Jundiaí traz hoje (12) as propostas de governo de cada um dos concorrentes a chefe do Executivo municipal.

Os candidatos tiveram a liberdade para dizer qual será o foco de seu governo caso eleito e apresentar suas principais ideias para os quatro anos de gestão que estão por vir. Por se tratar de um assunto mais amplo, demos o dobro do espaço das reportagens anteriores para cada um. Durante as últimas semanas, tratamos de temas específicos e de forma separada como saúde, educação, transporte e mobilidade urbana, violência contra a mulher e tecnologia.

No caso das eleições para prefeito, se um candidato não obtiver mais de 50% dos votos válidos, há a possibilidade de segundo turno em Jundiaí, pois o município possui mais de 200 mil habitantes. Se necessário, o segundo turno acontece dia 29 de novembro, apenas com os dois candidatos a chefe do Executivo mais bem votados.

Marcus Dantas

Marcus Dantas (PSL) Não respondeu dentro do prazo estipulado.

Dr. Pacheco

Dr. Pacheco (Podemos) Desburocratizar o sistema de tributos do município para incentivar a recuperação de pequenos e médios empreendedores, implantando um programa de redução de impostos para os afetados pela pandemia e pelo Plano São Paulo. Precisamos apoiar o comércio para garantir a abertura de postos de trabalho. Na saúde, vamos retomar a construção das UPAS da Vl. Progresso, Vl. Hortolândia e Ponte São João. Também iremos iniciar as obras do primeiro hospital municipal, cujo projeto ajudei aprovar quando vereador.

Edney Duarte

Edney Duarte Jr. (Novo) Quero fazer de Jundiaí uma cidade moderna e sustentável, proporcionar às pessoas uma gestão transparente e eficiente e melhorar a qualidade de vida de todos, facilitando o acesso à educação e saúde, possibilitando que os cidadãos estejam em segurança. Para isso, vou concluir as obras das UPAs da Vila Progresso, Vila Hortolândia e Ponte São João, zerar o déficit de vagas nas creches, ampliar a área de monitoramento inteligente, entregar um tablet para cada aluno das escolas municipais a partir do 1º ano do ensino fundamental e reduzir 50% dos cargos comissionados da Prefeitura.

Alexandre Nicola - PDT

Alexandre Nicola (PDT) Tenho as melhores propostas para a nossa cidade: polo tecnológico da saúde, parque tecnológico, transporte público de qualidade e com tarifa justa, escolas de tempo integral, construção das UPAS e geração de emprego e renda são alguns exemplos. Pautei minha campanha pela apresentação de propostas que melhorem a qualidade de vida de todos. Como sociólogo e cientista político, conheço como poucos os problemas que nossa cidade enfrenta e estou preparado para ser o próximo prefeito de Jundiaí.

Fábio Marcussi

Fábio Marcussi (PSB) Na educação vamos promover, ouvindo os trabalhadores e a comunidade, a ampliação das respostas às demandas. Nenhuma criança fora da creche, climatização de todas as salas de aulas do sistema municipal. Lousas digitais com data show e notebooks. Concurso público para coordenadores e vice-diretores, formação e capacitação do pessoal do magistério, convênios com a USP, Unesp, Unicamp e universidades locais. Grupo de trabalho para estudar demandas das ADIs. Rever o Estatuto do Magistério e RI.

Daniela da Câmara

Daniela da Câmara (PT) Não respondeu dentro do prazo estipulado.

Cíntia Vanessa
 
Cíntia Vanessa (PSOL) Jundiaí precisa de mudanças estruturais. Queremos uma cidade inclusiva e pensada para todos. Criaremos mais mobilidade, cultura e saúde humanizada. Nossos eixos para uma cidade sustentável e com desenvolvimento responsável são: igualdade e justiça, gestão pública compartilhada, habitação popular e gestão territorial, saúde pública humanizada, gestão dos recursos naturais, inclusão social e renda, cultura universal e popular, educação, ciência e tecnologia; agroecologia e gestão rural, transporte público e mobilidade.

Rafael Purgato

Rafael Purgato (PCdoB) Jundiaí precisa de uma nova opção. Temos nos apresentado com qualidade, inteligência e sinceridade. Devemos compreender os desafios do presente e implementar ações para um futuro de desenvolvimento democrático, solidário e inclusivo. Realizaremos investimentos em educação, ciência e tecnologia, reestruturar os sistemas de saúde, assistência social e transporte público, retomar a economia para gerar emprego e renda, garantir moradia digna e respeitar a individualidade para uma cidade avançada e sem preconceitos.

Silas Feitosa - PRTB

Silas Feitosa (PRTB) Quero deixar uma mensagem de esperança. Não há como mudar repetindo as escolhas do passado. Sou de direita, defensor da família, da vida e contrário à política de mutação da sociedade que vem sendo implementada em Jundiaí. Quero ser o prefeito dos bairros, estar próximo à população, ouvir seus anseios. Afinal, vivi na pele a dificuldade dos mais humildes e tenho, por princípio religioso e moral, dizer a verdade sempre. Percorri um longo caminho que me proporcionou experiência e coragem para chegar até aqui.

Márcia pará

Márcia Pará (Democracia Cristã) Não respondeu dentro do prazo estipulado.

Edimarco Silva

Edimarco Silva (Pros) Atender todas e quaisquer solicitações da população. Criar o Poupatempo do Idoso, que visa suprir a carência de vagas de internação em idosos, portadores de doenças crônicas e múltiplas. Na educação, o aumento do número de creches e ampliação da escola em período integral com um tablet para cada aluno. Na mobilidade urbana, promover um sistema viário da cidade, com o desenvolvimento de um anel viário capaz de integrar as 5 regiões da cidade. No esporte, criar centros e esportivos e incentivar a prática esportiva.

Luiz Fernando Machado

Luiz Fernando (PSDB) Não há gestão pública que mude a vida das pessoas sem resultados. Soubemos planejar a cidade que as pessoas precisam e, com muito trabalho, avançamos. As contas estão em dia e a cidade está no rumo certo. Seguiremos com a revitalização do HSV e entregas das Clínicas da Família e das UPAS da Hortolândia, Pte. São João e Vl. Progresso. Reformas de UBS e das escolas e creches no modelo Escola Inovadora. Entregaremos o Mundo das Crianças. Jundiaí será uma cidade inteligente e atrairá mais empresas e empregos.

Pedro Bigardi

Pedro Bigardi (Rede) Não respondeu dentro do prazo estipulado.
 

 

 


Galeria de Fotos


Notícias relevantes: