Política

'País está saindo da recessão'


O ministro Paulo Guedes (Economia) disse nesta sexta-feira (13) que o país está oficialmente saindo da recessão e que sinais disso podem ser vistos no mercado de trabalho. Ele afirmou, por outro lado, que o ritmo de crescimento do emprego observado nos últimos três meses não deve continuar.

"É um fato que o Brasil está saindo da recessão. Criamos 300 mil empregos em setembro. Foram 100 mil em julho, 200 mil em agosto e 300 mil em setembro. O ritmo está tão forte que talvez seja difícil manter", afirmou em evento virtual promovido pela AEB (Associação de Comércio Exterior do Brasil).

Em outro momento, Guedes voltou ao tema. "O Brasil está voltando com força, acelerando o ritmo de criação de empregos. Nem acredito que isso seja sustentável. Não acredito que vamos criar 500 mil, 600 mil a cada mês. Mas se mantivermos esse ritmo, já é fortíssimo", disse.

Guedes faz referência aos dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), colhidos pelo Ministério da Economia e que medem apenas o emprego formal. Depois do fechamento líquido (contratações menos desligamentos) de vagas em março, abril, maio e junho, houve abertura de 139 mil postos em julho, 244 mil em agosto e 313 mil em setembro.

A atividade econômica encolheu 4,93% no acumulado do ano até setembro, segundo o indicador. (FP)


Notícias relevantes: