Política

Transporte será o desafio da nova gestão de Luiz Fernando

REELEIÇÃO O atual prefeito venceu com grande diferença de votos para os outros candidatos e não deu chance para um 2º turno


alexandre martins
Luiz Fernando e Gustavo Martinelli comandarão a Prefeitura de Jundiaí
Crédito: alexandre martins

Luiz Fernando Machado (PSDB) está reeleito e se mantém como prefeito de Jundiaí por mais quatro anos. Com 69,6% dos votos válidos (134.793), o tucano alcançou uma vantagem histórica e venceu já no primeiro turno, superando a maior marca registrada até então, que era de Miguel Haddad, em 2000, quando também foi reeleito no 1º turno, com 57,54% dos votos válidos.

O ex-prefeito Pedro Bigardi (Rede) foi o segundo colocado, com 5,7%. Edney Duarte Jr, do Novo, surpreendeu ao alcançar a terceira colocação, com 3,77% dos votos. Marcus Dantas (PSL) ficou em quarto, com 3,4%. Em quinto, a petista Daniela da Câmara alcançou 3,3%. Dr. Pacheco (Podemos) ficou com 3,2%, seguido por Fabio Marcussi (PSB), com 3%. Silas Feitosa (PRTB) teve 2,9%, Cíntia Vanessa (PSOL) 2,1%, Márcia Pará (DC) 1%, Rafael Purgato (PCdoB) 0,86%, Alê Nicola (PDT) 0,57% e Edimarco Silva (Pros) 0,16%.

"Nós imaginávamos que a eleição estava tomando um corpo em razão do trabalho realizado nos últimos quatro anos, mas nosso grupo não fazia a avaliação de que podíamos chegar a uma intenção de votos tão grande como essa. Encaramos esse resultado com a humildade de quem deve trabalhar mais", afirmou Luiz em entrevista exclusiva à Rádio Difusora/JJ.

Em seu discurso após a apuração, o atual prefeito disse que o foco da próxima gestão será o transporte público do município. "O grande desafio da cidade é manter a elevada qualidade dos serviços públicos prestados. Vejo que temos um problema na cidade hoje de urgência necessidade de melhoria que é o transporte público. É uma área em que sempre há carência nos bairros e é um enorme desafio para as cidades como um todo e com Jundiaí não é diferente", afirma.

Ontem à noite foi montado um palanque no Paço Municipal e o tucano discursou para apoiadores e imprensa.

Luiz Fernando assumiu em 2017 com uma Prefeitura em dificuldades financeiras. Conseguiu manter os serviços essenciais e também concentrou esforços na recuperação do Hospital São Vicente. No segundo ano de gestão, com as finanças da prefeitura no azul, passou a investir mais intensamente em novos programas na Saúde e também na Educação, além de ter reforçado os investimentos e parcerias no São Vicente. Ao longo do mandato, concluiu e entregou o Complexo Viário do Córrego das Valquírias, considerada a maior obra de mobilidade urbana da história de Jundiaí.

"Nunca houve mágica ou ilusão. Sempre soubemos que não seria fácil retomar a pujança de Jundiaí, que foi flagrantemente prejudicada pela gestão anterior. Desde o primeiro dia de 2017, trabalhamos com muita seriedade, transparência e respeito às pessoas e ao dinheiro público. Alcançamos resultados notáveis até em nível internacional, como o reconhecimento do grupo Financial Times à nossa gestão", pontuou Luiz Fernando. "E é uma honra ver que nossa população soube reconhecer este esforço e acreditou em nossas propostas para manter o orgulho que sentimos por nossa cidade", concluiu.

Luiz Fernando Machado ingressou na vida pública como vereador em 2004, sendo eleito o presidente mais jovem da Câmara de Jundiaí. Foi vice na chapa de Miguel Haddad, eleito prefeito em 2008 e elegeu-se deputado federal em 2010 e estadual em 2014. Disputou a Prefeitura em 2012, mas perdeu para Pedro Bigardi. Deu o troco em 2016, quando foi eleito prefeito no segundo turno.

 


Notícias relevantes: