Política

Para Luiz Fernando, transporte público é prioridade à nova gestão

NOVA GESTÃO Em entrevista exclusiva ao JJ, o prefeito reeleito priorizou as ações e obras nos próximos quatro anos, em um ambiente de forte apoio político


alexandre martins
Luiz Machado afirma que promove diálogo com novas lideranças
Crédito: alexandre martins

Caminhando pelas obras do Mundo das Crianças, a menina dos olhos do prefeito reeleito Luiz Fernando Machado (PSDB), na última quarta-feira à tarde, apenas três dias após sua vitória esmagadora no primeiro turno, com 134.793 votos, o gestor não demonstrava sinal de cansaço nem se esquivou de perguntas sobre assuntos que ficaram em destaque e foram alvo de críticas na campanha eleitoral. Com avanços significativos nas áreas de educação e saúde, Luiz Fernando quer melhorar o transporte público na sua próxima gestão, com nova lógica e construção de um novo terminal de ônibus, no Vetor Oeste, entre o Residencial Jundiaí e Almerinda Chaves. Além disso, novas lideranças políticas surgiram do grupo que o elegeu, que vão demandar nova atenção e acomodação.

Durante o percurso, que durou quase uma hora, Luiz Fernando cumprimentou cada trabalhador da obra, tirou fotos com funcionárias da cozinha, vistoriou banheiros, obras e quadras de vôlei, beach tennis e street basquete. As salas de aula em uma árvore e outra sala envidraçada, defronte à represa da DAE, em que as crianças poderão assistir a aulas com os pés na água, através de exposições e teatros, são o ponto-chave desta obra sensorial e educativa, que quer ampliar a conexão das crianças com a natureza, com a educação de ponta e 4.0. Em vários pontos do parque, fontes alternadas de água trazem à tona as brincadeiras de crianças, que ainda podem escalar muros ou praticar le parkour.

O gestor ainda não quis adiantar como se dará seu governo de coalizão, um dos mais fortes da última década, com apoio de sete partidos na Câmara Municipal e mais três que o apoiaram na campanha. Há novidades da área administrativa também, que não foram adiantadas, mas que a reportagem obteve com exclusividade. "Ainda não vou comentar o que internamente ainda se vislumbra como uma possibilidade. Sou do diálogo e articulador de todas as forças. Vamos conversar primeiro antes de apresentar à sociedade", afirmou. Entretanto, a segunda gestão de Luiz Fernando chega em um momento de consolidação dos projetos que não foram executados por conta das dívidas deixadas pela administração anterior. Sem o peso da má gestão financeira, há mais espaço para eficiência fiscal e cumprimento de projetos.

Transporte público

A vitória não o exime da responsabilidade em melhorar o transporte público de Jundiaí, reconhecidamente o calcanhar-de-aquiles da administração de qualquer cidade do país, que vem perdendo usuários ano a ano. "O desafio está presente na nossa cidade. Vamos construir um novo terminal de integração no Vetor Oeste, entre o Almerinda Chaves e Residencial Jundiaí. Precisamos melhorar a tecnologia e a infraestrutura viária, com menor deslocamento e maior pontualidade."

Educação

Em meio à covid, a educação no ano que vem será híbrida, para proteger crianças e funcionários da educação. "Acreditamos no ensino híbrido, como realidade no próximo ano, com preservação da vida e com fortalecimento no campo pedagógico. Iremos melhorar a tecnologia de oferta do ensino a distancia. Com certeza, vamos inovar também neste novo modelo."

Emprego

"Jundiaí vai enfrentar a crise econômica mundial consolidando o trabalho que já vem realizando. Vamos desburocratizar processos e atrair mais investimentos estrangeiros. Queremos internacionalizar Jundiaí."

Saúde

Após um legado de sucesso ao enfrentamento à covid-19, Luiz afirma que irá entregar obras de UPAs e Clínicas da Família em andamento. "A Unidade de Pronto-Atendimento e a Clínica da Família entregues na região oeste neste governo serão replicadas para a nova UPA da Vila Hortolândia e Clínica da Família da Vila Hortolândia. Assim como também a nova UPA Ponte São João com Clínica da Família e o ambulatório de especialidades, que será construído na Vila Progresso. Iremos fortalecer o setor terciário, especialmente o Hospital São Vicente e o Hospital Universitário e iremos nos integrar a outros equipamentos do estado, como o Ambulatório Médico de Especialidades e o Hospital Regional, que hoje trabalham com uma lógica de integração ao sistema público de saúde do município."

Segundo o prefeito, Jundiaí se mantém em prontidão para o enfrentamento à covid. "Esta crise que não acabou, a da covid-19, nos obriga a manter todos os protocolos, todas as atividades que envolvem o fortalecimento da saúde em todas as suas bases. Vamos manter a qualidade dos serviços aos nossos cidadãos enquanto durar esta crise sanitária."


Galeria de Fotos


Notícias relevantes: