Política

Martinelli visita centros esportivos


O vice-prefeito Gustavo Martinelli (DEM) e o gestor de esportes de Jundiaí, Luis Cláudio Tarallo, realizam nesta semana visitas aos complexos esportivos da Vila Comercial, do Jardim Martins e do Jardim Esplanada. A ideia é levar os alunos da rede municipal para vivências educacionais, culturais e esportivas fora da sala de aula, além de usar estes e outros centros esportivos como pontos de vacinação contra a covid-19.

Início do ano legislativo

Com as presenças dos presidentes da República, Jair Bolsonaro; do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux; da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), o Congresso Nacional realizou ontem (3) uma sessão solene para marcar a abertura das atividades legislativas em 2021. O primeiro a discursar foi Bolsonaro, que respondeu aos gritos de "mito" e "genocida" com "nos vemos em 2022".

Deputados disputam a CCJ

A deputada federal Bia Kicis (PSL-DF) lidera a corrida para a presidência da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados neste ano de 2021. A bolsonarista, que está no primeiro mandato, já havia sido 1ª vice-presidente da comissão em 2019. A CCJ é a comissão mais importante da Casa, responsável por analisar os aspectos de projetos, emendas ou substitutivos sujeitos à apreciação da Câmara.

"Lira será fiel a Bolsonaro"

Em seu discurso durante a sessão de eleição do presidente da Câmara, o deputado Arthur Lira (PP-AL) citou o ex-líder do PT Carlos Zarattini (SP). Zarattini confirmou ter havido no Partido dos Trabalhadores quem defendesse aliança com Lira, mas nega terminantemente que este seja seu caso. "Ele sabe muito bem que não votaria nele e é evidente que ele deu a palavra para o governo", disse.

Fim da Lava Jato no Paraná

O Ministério Público Federal (MPF) do Paraná informou ontem (3), por meio de nota, que a força-tarefa da Lava Jato "deixa de existir". Desde o primeiro dia de fevereiro, passou a vigorar uma nova estrutura, em que a responsabilidade por tocar a operação foi transferida para o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do estado, criado no ano passado.

Bolsonaro recebe Luis Lacalle Pou

O presidente Jair Bolsonaro recebeu ontem (3) no Palácio da Alvorada o presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou. Em nota, o governo brasileiro informou que o encontro foi agendado a fim de aprofundar a relação entre os dois países. "O diálogo se dá sobre temas fundamentais como a implementação de uma política comercial de abertura e maior integração bilateral e ao mundo", diz a nota.


Notícias relevantes: