Política

Jundiaí institui a política de governança pública municipal


divulgação
Luís Polo diz que a nova política comprova a inovação no município
Crédito: divulgação

Desde 2017, a Prefeitura de Jundiaí vem aprimorando sua maneira de governar, com medidas orientadas para resultados, como a implantação das Plataformas de Governo, que deu mais eficiência e agilidade à gestão pública. Seguindo este modelo, que tem o reconhecimento de instituições internacionais, a administração baixou um decreto instituindo a política de Governança Pública Municipal.

"Quando Jundiaí é colocada como a segunda melhor cidade do Brasil e a primeira do estado para se viver, como foi aferido em índice recente da Macroplan, isso está relacionado a uma gestão moderna, focada no serviço público de qualidade prestado ao seu cidadão", afirma o prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado (PSDB). "Estamos investindo cada vez mais em modelos e ferramentas que permitam mais qualidade e transparência."

Como explica o diretor da Unidade Central de Planejamento e Governança, Fernando Luís Polo, não é comum um município brasileiro com política de governança estabelecida, o que comprova outra vez a inovação da atual gestão municipal de Jundiaí. "Dessa forma, o governo municipal institucionaliza suas políticas públicas para que elas não sejam interrompidas a longo prazo e nos serviços prestados à população", explica Polo. "Não faz sentido interromper políticas públicas a cada mudança de governo, pois isso sempre traz prejuízos sociais e econômicos."

Polo lembra que muitas empresas públicas possuem regras de governança e que esse modelo ajuda a focar nos objetivos e metas estabelecidos para o seu funcionamento. "Por que, então, não levar este modelo, que é usado pelos países desenvolvidos da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), para a Prefeitura?"

O decreto, publicado na Imprensa Oficial do Município ontem (24), prevê também a implantação de um comitê executivo que, entre outras funções, deverá propor medidas para melhorar cada vez mais este novo modelo de governança implantado. (Da redação)


Notícias relevantes: