Política

Jundiaí lidera ranking de desenvolvimento sustentável

ÍNDICE O município ficou em primeiro entre aqueles com mais de 350 mil habitantes em todo o Brasil em sustentabilidade


Divulgação
Jundiaí teve destaque em diferentes quesitos, como "Consumo e produção responsáveis", e "Energia limpa"
Crédito: Divulgação

Jundiaí ficou em primeiro lugar entre as cidades com mais de 350 mil habitantes no Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades - Brasil (IDSC-BR), lançado nesta terça-feira (23). Com dados variados, que vão da economia à sustentabilidade, o índice analisa cidades brasileiras em relação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) formulados pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Em pontuação que vai de 0 a 100, Jundiaí teve destaque em diferentes ODSs, como "Consumo e produção responsáveis" (100), "Vida na água" (100), "Energia limpa e acessível" (99,86), "Ação contra a mudança global do clima" (92,43), entre outros. Ao todo, a ONU formulou 17 objetivos a serem perseguidos pelas cidades, ligados à sua Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável.

Para o prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado (PSDB), o destaque em um ranking que analisou cidades de todo o Brasil mostra que a administração municipal tem tomado as decisões corretas. "Colocamos Jundiaí no rumo certo, crescendo e se desenvolvendo, mas sem deixar de olhar para a sustentabilidade, com respeito ao meio ambiente", observa Luiz Fernando. "Conquistar esses bons números vai ao encontro de nosso objetivo, para os próximos anos, que é internacionalizar Jundiaí."

De 770 cidades analisadas, apenas 16 tiveram notas superiores a Jundiaí - todas elas com populações inferiores a 350 mil habitantes.

"O forte investimento em governança que fizemos nos últimos anos possibilitou uma gestão mais eficiente e que fossem assegurados os melhores resultados das políticas públicas para a população de nossa cidade", explica o gestor de Governo e Finanças de Jundiaí, José Antonio Parimoschi.

O presidente da Câmara de Jundiaí, Faouaz Taha (PSDB) comentou a conquista e falou sobre o trabalho do Legislativo municipal.

"Neste momento tão desafiador que vivemos, é uma alegria saber que Jundiaí avança em novas tendências e vê a sustentabilidade como política pública que incentiva as novas formas de desenvolvimento, conectadas com o mundo atual, suas necessidades e fomento à sociedade. A Câmara de Jundiaí sempre foi aberta ao suporte necessário a esses temas, seja na aprovação de projetos do Executivo quanto de temas elaborados por cada vereador. Parabéns à cidade e à gestão municipal por mais esse reconhecimento", disse.

Dados e transparência

Para que qualquer munícipe tenha acesso aos dados relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs), a Prefeitura de Jundiaí lançou recentemente a nova versão do Observatório Jundiaí, ferramenta de transparência com 300 indicadores que revelam as condições sociais, econômicas e outras dimensões da cidade, como dados de Saúde, Educação, Transporte, Segurança, Economia, entre outros.

O trabalho foi desenvolvido pela Unidade de Gestão de Governo e Finanças. Inclusive, o munícipe poderá acessar os ODS no portal do Observatório.


Notícias relevantes: