Política

Prefeitura visa preservar empregos e facilitar a vida do trabalhador


DIVULGAÇÃO
Cristiano Lopes explica sobre o trabalho à preservação dos empregos
Crédito: DIVULGAÇÃO

Neste momento mais difícil da pandemia, em um cenário de incertezas, o principal foco da Prefeitura de Jundiaí é a preservação de vidas. O trabalho não para, com ampliação de leitos e outras medidas para diminuir o avanço da pandemia na cidade. Paralelo a isso, o poder público não deixa de pensar em medidas na área econômica, para preservar empregos e empresas e facilitar a vida do trabalhador e do empregador.

Nestes primeiros 90 dias na atual gestão da pasta, o trabalho em busca de parcerias e alternativas para cidade não faltou na Unidade de Gestão de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia.

"É bom reforçar que o foco é sempre na saúde. Temos trabalhado também neste primeiro momento na preservação de empregos e empresas e, pensando em um futuro próximo, em atrair novos negócios para a cidade e criar um ambiente econômico favorável para isso. É uma determinação do nosso prefeito, cuidar não só da preservação das vidas, mas também de fazer algo consistente para preservar nossa economia", explica Cristiano Lopes, titular da pasta.

"Nosso foco é a retomada econômica na pandemia e a preocupação com o pós-pandemia. É um trabalho difícil, mas que precisamos fazer para mitigar os estragos neste pior momento", explica.

Dentre o trabalho realizado, o poder público tem feito encontros virtuais com representantes de empresas. "Este diálogo com as empresas é fundamental para estabelecermos parcerias estratégicas e atrair novos investimentos", explica Cristiano. Empresas multinacionais já conversaram com a Prefeitura antes do período mais crítico da pandemia.

Em fevereiro ocorreu uma visita em São Paulo para conhecer a Invest São Paulo (Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade). O objetivo, além de conhecer o trabalho desenvolvido pela agência, foi de fortalecer as relações, desenvolver ações no sentido de viabilizar novos negócios e a vinda de novas empresas para a cidade, gerando assim emprego e renda para Jundiaí.

Capacitação

Uma das apostas é a assinatura da parceria entre a Prefeitura e o Sebrae de um programa de fomento à economia local. O PDL (Programa de Desenvolvimento Local) permitirá, a partir de um diagnóstico das principais vocações econômicas da cidade, fomentar setores e qualificar os micro e pequenos negócios em Jundiaí.

"É muito importante fazer um programa com essas características, que fomente a capacitação do empreendedor e estimule ainda mais nosso desenvolvimento", declara Cristiano.

Além disso, o trabalho tem sido feito para fortalecer o Posto de Atendimento do Trabalhador (PAT) e aumentar a oferta de cursos de capacitação gratuitos para a população. Só nas últimas duas semanas, seis cursos foram ofertados. Três deles, através do Programa Via Rápida, ainda dão uma bolsa-auxílio de R$ 210.

(Da redação)


Notícias relevantes: