Política

Pesquisa pública e audiência iniciam discussão sobre inovação

INVESTIMENTOS Objetivo da atual gestão é tornar a cidade inteligente e conectada, atraindo investidores locais e estrangeiros, em novo ambiente de negócio


Divulgação
Prefeitura visa tornar Jundiaí uma cidade reconhecida como inteligente e inovadora para atrair recursos estrangeiros e gerar desenvolvimento
Crédito: Divulgação

Para continuar perseguindo seu objetivo de transformar Jundiaí em uma cidade inteligente e conectada, a Prefeitura de Jundiaí elabora o Projeto de Lei de Inovação, que prevê a criação de um Sistema Municipal de Inovação (SMI), cujos objetivos estratégicos estão sendo submetidos à apreciação dos cidadãos, entidades e empresas por meio de questionário de pesquisa, aberta no site oficial do município. Uma audiência será realizada na próxima quinta-feira (29), com abertura às 18h30.

Entre os participantes estarão, além de gestores municipais e dos vereadores jundiaienses, Amauri Marquezi de Lucca, diretor presidente da Cijun, Sergio Jacobsen, CEO de Smart Infrastructure da Siemens e outros. Os setores de indústria, área jurídica, ciência, tecnologia e desenvolvimento são os que receberão maior atenção.

O projeto é baseado em um tripé composto por sustentabilidade econômica, social e digital. Construir um ecossistema de inovação, que permeie toda a cidade, pode permitir melhorar a dinâmica da economia local, pois investimentos em tecnologias para cidades inteligentes é um fator positivo para o município atrair empresas internacionais e nacionais de ponta e empregos de qualidade, além de ampliar a oferta de oportunidades para nossos jovens talentos.

Gestor de Governo e Finanças da Prefeitura de Jundiaí, José Antonio Parimoschi afirma que todos os detalhes foram pensados para atrair investimentos para a cidade. "Construir um ecossistema de inovação, que permeie toda a cidade, permitirá melhorar a dinâmica da economia local, pois investimentos em tecnologias para cidades inteligentes é um fator positivo para o município atrair empresas internacionais e nacionais de ponta e empregos de qualidade, além de ampliar a oferta de oportunidades para nossos jovens talentos", aponta.

Para isso, o Projeto de Lei de Inovação modernizará a legislação atual, datada de 2013, e vai disparar uma agenda de desenvolvimento, com a execução de programas de apoio e estímulo a startups e empresas de espírito inovador, projetos e pesquisas acadêmicas para aumentar a produtividade por intermédio da ciência e da tecnologia, modernizar a gestão municipal, além de criar espaços públicos destinados ao empreendedorismo de base tecnológica. Todas essas iniciativas irão dinamizar a política de desenvolvimento do município.

Para desenvolver o ecossistema, está em andamento pesquisa de opinião no site da Prefeitura de Jundiaí, com o foco nos objetivos e compromissos que nortearão o projeto. Ela ficará disponível até o dia 6 de maio de 2021.


Notícias relevantes: