Política

Jundiaí abre consulta pública para planejamento plurianual

PPA 2022-2025 Até o dia 9 de julho, o jundiaiense poderá opinar sobre as necessidades do município de maneira on-line


Divulgação
Prefeitura de Jundiaí abre consulta on-line no seu site para o plano de metas de 2022 até o ano de 2025
Crédito: Divulgação

Foi aberta ontem (9) a Consulta Pública do Plano Plurianual (PPA) 2022 - 2025, que será realizada até o dia 9 de julho, de maneira digital. Por um mês, a população de Jundiaí é convidada a indicar quais os projetos, investimentos e ações gostaria de ver realizados nos próximos quatro anos na cidade.

Para a participação dos moradores do município na definição das prioridades para o próximo quadriênio, basta acessar o site da Prefeitura de Jundiaí, no endereço www.jundiai.sp.gov.br. "Uma cidade se constrói com a participação da sua população e nisso Jundiaí tem diferencial, com os moradores interessados em construir uma cidade melhor para todos. O PPA é a ferramenta do governo para a definição das necessidades alinhadas ao orçamento do município, direcionando o que deve ser realizado e onde", explica o prefeito Luiz Fernando Machado (PSDB).

O Plano Plurianual é peça de planejamento com validade de quatro anos, aprovada no primeiro ano de mandato de cada gestão e foi introduzido pela Constituição Federal de 1988. O documento reúne um conjunto de programas e ações governamentais organizados a partir das competências e atribuições de cada Unidade de Gestão/Secretaria.

A edição 2022-2025 foi desenvolvida pela Unidade de Gestão de Governo e Finanças, por meio da Unidade Central de Planejamento e Governança, que ao longo dos primeiros meses do ano tem realizado reuniões virtuais com os chamados grupos focais, ou seja, com diferentes grupos sociais como juventude, idosos, diversidade, igualdade racial, lideranças comunitárias, entre outros para o levantamento de prioridades. Agora, chega o momento da participação da população.

O gestor da Unidade de Gestão de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi, destaca que a transparência e a participação da sociedade são pilares importantes no processo de elaboração do PPA. "Nós queremos, com este processo, o engajamento do cidadão na definição dos investimentos e metas para a cidade para os próximos anos", diz. E continua: "Jundiaí prima pela gestão austera de recursos, o que tem garantido os avanços conquistados até aqui com entregas de novos equipamentos e melhorias em serviços, mesmo durante a pandemia do novo coronavírus, que tem exigido de todas as cidades ações e recursos adicionais para o cuidado da população. O PPA 2022-2025 espelha o plano de governo escolhido pela população e que norteará o desenvolvimento de Jundiaí no próximo quadriênio", explica.

A consulta é composta por 10 questões, para escolha de temas ou inserção de apontamentos, que podem ser tanto indicações de necessidades como sugestões e soluções. "Todas as respostas serão avaliadas pela equipe e consideradas para a formatação do projeto de lei que será encaminhado para a Câmara até o dia 30 de agosto. Os integrantes dos Conselhos Municipais também foram convidados a participar do processo construtivo colaborativo", detalha o diretor de Planejamento e Governança, Fernando Polo.


Notícias relevantes: