Política

Jundiaienses começam a opinar sobre o Plano Plurianual

na Consulta Pública aberta no site da Prefeitura de Jundiaí no dia 9 de junho e que vai até o dia 9 de julho


Divulgação
Seu Odilon de Brito, 63 anos, mora no Jardim Novo Horizonte desde 1976
Crédito: Divulgação

Após abertura para consultas, jundiaienses podem e já começam a indicar suas prioridades para o seu bairro e para a cidade, na Consulta Pública aberta no site da Prefeitura de Jundiaí no dia 9 de junho e que vai até o dia 9 de julho, para execução do Plano Plurianual (PPA) no período 2022-2025.

"O PPA é a ferramenta do governo para a definição das necessidades alinhadas ao orçamento do município, direcionando o que deve ser realizado e onde. Estamos encerrando o plano anterior com entregas realizadas em toda a cidade. Agora, mais uma vez, contamos com a participação da população para a construção conjunta das prioridades", explica o prefeito Luiz Fernando Machado (PSD).

Odilon de Brito, 63 anos mora no Jardim Novo Horizonte desde 1976. Sua família foi a segunda a construir uma casa - ainda em madeira - no local. Naquela região, nos últimos quatro anos, a Prefeitura de Jundiaí investiu no asfalto da antiga Rua 8 e na implantação da Clínica da Família, reformas e construção de escolas entre obras que ainda estão em andamento, como o Parque do Cerrado e o Parque Urbano da Av. Henrique Brunini, somando mais de R$ 40 milhões em investimentos.

"A Educação, a Saúde e a Segurança são nossas prioridades. As melhorias entregues pela Prefeitura atenderam muito do que precisávamos. Poder participar e ajudar a identificar o que é mais importante para a cidade faz com que a gente valorize todas as conquistas", comenta o morador que fará sugestões para os próximos anos a partir da Consulta Pública do site da Prefeitura de Jundiaí.

Aberta à população no último dia 9 a Consulta Pública do PPA 2022-2025 possibilita a indicação do que gostariam para o bairro ou a região em termos de investimento. "Todas as indicações serão avaliadas pela equipe e consideradas para a formatação do Projeto de Lei que será encaminhado para a Câmara até o dia 30 de agosto", detalha o diretor de Planejamento e Governança da Unidade de Gestão de Governo e Finanças (UGGF), Fernando Polo.

Orçamento e execução

O Plano Plurianual (PPA) é peça de planejamento com validade de quatro anos, aprovada no primeiro ano de mandato. Foi introduzido pela Constituição Federal de 1988 (art. 165, § 1º) e deve ser construído alinhado ao Orçamento da cidade. De acordo com o gestor da UGGF José Antonio Parimoschi, o PPA e o orçamento proporcionam a execução do plano de governo aprovado pela população nas urnas.

"A transparência e a participação da sociedade são pilares importantes na elaboração do PPA e que podem ser verificados no Observatório Jundiaí, disponível para acesso de toda a população, com a apresentação dos indicadores do avanço das metas estabelecidas e planejadas. O engajamento do cidadão na definição dos investimentos é essencial para o avanço de uma cidade inteligente e com serviços de excelência para a população", destaca o gestor, lembrando que Jundiaí prima pela gestão austera de recursos.

"Manter o orçamento equilibrado e com projetos exequíveis é um dos principais compromissos da administração de Jundiaí. Exatamente por isso a cidade tem conseguido passar pela pandemia do Novo Coronavírus garantindo as entregas, os investimentos e os serviços para a população", detalha o gestor.

 


Notícias relevantes: