Política

PSDB define regras para 2022


A Executiva Nacional do PSDB definiu nesta teça-feira (15) as regras para as prévias do partido. A proposta apresentada na semana passada foi aprovada e os votos dos filiados terão um peso menor do que a daqueles com um mandato político.

O modelo representa uma derrota para o governador de São Paulo João Doria. Ele queria que todos os filiados do partido tivessem o mesmo peso na votação. Doria é um dos tucanos interessados em ser o candidato do partido à Presidência da República em 2022. A ideia dele era que os filiados tivessem 50% de peso e os mandatários os outros 50%.

"Esse é um dos momentos mais intensos da história do PSDB, uma grande demonstração de democracia interna", afirmou o presidente nacional do PSDB Bruno Araújo, em comunicado.

A proposta aprovada por maioria absoluta foi elaborada pelo ex-deputado Marcus Pestana (MG) e divide os filiados do partido em 4 grupos:

Filiados sem mandato:
peso de 25%;

Prefeitos e vice-prefeitos:
peso de 25%;

Vereadores, deputados estaduais e distritais: peso de 25%; e

Governadores, vice-governadores, ex-presidentes, atual presidente da Comissão Executiva Nacional, deputados federais e senadores:
peso de 25%.

Segundo o partido, a divisão é uma forma de reconhecer a contribuição de cada grupo para a sigla.

(Das agências)


Notícias relevantes: