Política

Câmara tem sessão na quarta e discute inclusão dos surdos

Devido ao feriado, sessão plenária será nesta quarta-feira (13)


Divulgação
Câmara de Jundiaí fará sessão na quarta-feira (13) por conta do feriado
Crédito: Divulgação

Nesta semana, a Câmara de Jundiaí realiza a sessão ordinária na manhã de quarta-feira (13) por conta do feriado de Nossa Senhora Aparecida nesta terça (12). Na pauta do dia, será votado o projeto de lei do vereador Daniel Lemos (DEM), que prevê a obrigatoriedade de disponibilização, pelas centrais de atendimento telefônico e congêneres, de atendimento por videochamada em Libras para pessoas surdas.

"Este projeto de lei visa assegurar aos deficientes auditivos autonomia na resolução das suas demandas, e, consequentemente, a ampliação do mercado de trabalho, diante da necessidade da mão de obra qualificada em Língua Brasileira de Sinais. Visamos garantir às pessoas surdas o direito de receber e difundir informações, ideias e resoluções de demanda em condições análogas às das demais pessoas", justifica o parlamentar.

Também entrará em votação o texto que institui a Campanha de Atenção à Saúde da Mulher no Climatério (Menopausa). De autoria da vereadora Quézia de Lucca (PL), a proposta visa conscientizar sobre a importância dos exames considerados obrigatórios, como as dosagens do colesterol total e suas frações HDL e LDL, dos triglicerídeos e da glicemia. E também de exames como mamografia, ultrassonografia pélvica e transvaginal com dopplerfluxometria, densidade óssea, bem como a colposcopia e citologia oncológica quando solicitados pelo médico da paciente.

"Considerando o papel do estrógeno na liberação de neurotransmissores associados ao bem-estar, como a serotonina, é comum que ocorram crises de depressão (doença que se caracteriza por mudanças no humor e pela perda de prazer em atividades cotidianas, que antes eram prazerosas ou motivadoras) nesse momento, além de outras funções fisiológicas do estrógeno que, quando interrompidas, promovem a síndrome climatérica", relata a autora do texto.

(Angelo Santi)

 


Notícias relevantes: