Política

João Doria recua e vai participar de debates nas prévias do PSDB


Valter Campanato/Agência Brasil
João Doria não terá vida fácil nas prévias, com trabalho para vencer Leite
Crédito: Valter Campanato/Agência Brasil

O governador João Doria (SP) voltou atrás em sua decisão e vai participar do debate das prévias do PSDB, marcado para terça-feira (19). Na sexta-feira (15), o tucano havia anunciado sua recusa ao convite para o primeiro debate das prévias que vão definir o candidato do partido à Presidência da República.

A decisão do governador, porém, acabou repercutiu mal entre aliados, que pediram pra que ele reconsiderasse a posição. No grupo do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, seu principal rival nas prévias, a interpretação tinha sido de que Doria havia notado uma mudança de cenário e não estava mais convicto de ser o favorito na disputa.

"Após receber centenas de mensagens do Brasil inteiro de filiados e apoiadores da sua candidatura, o governador de São Paulo, João Doria, reconsiderou sua decisão e irá participar do debate promovido pelo jornal O Globo e Valor Econômico no próximo dia 19 no Rio de Janeiro", afirma nota divulgada.

A decisão de agora de participar do debate foi confirmada pela equipe de comunicação do governador de São Paulo. "Após receber centenas de mensagens do Brasil inteiro de filiados e apoiadores da sua candidatura, o governador de São Paulo João Doria reconsiderou sua decisão e irá participar do debate do PSDB promovido pelo jornal O Globo e Valor Econômico, no próximo dia 19, no Rio de Janeiro", disse nota de sua assessoria.

A organização deste debate será feita pelos jornais O Globo e Valor Econômico. "Esclarecemos que o Grupo Globo não tem qualquer responsabilidade na imposição de regras. Mas faltou ao próprio PSDB o cuidado em dialogar previamente com todos os candidatos sobre as regras desse debate", disse ainda. Segundo a equipe de Doria, houve uma reunião na manhã de quarta-feira (14), em que eles foram só informados quais seriam as regras. A equipe de Doria ficou contrariada pelo fato destas serem as mesmas usadas em debates eleitorais. Eduardo Leite, principal adversário do paulista nas prévias, disse que as regras serão as mesmas de outros debates. Cobrou que Doria exponha publicamente as regras que deseja. "Lamento a não participação do governador Doria. Não há nada nas regras que fuja do tradicional de um debate eleitoral. Gostaria que ele apresentasse publicamente com que regras que ele desejava que o debate fosse realizado", havia dito o gaúcho sobre a decisão anterior de Doria. Eduardo Leite confirmou participação no debate.


Notícias relevantes: