Política

IBGE inicia nova fase do censo


O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) prepara uma nova etapa de testes para o Censo Demográfico de 2022. As atividades começam hoje (4) e estão previstas nas 27 unidades da federação.

Um dos objetivos é verificar sistemas e equipamentos de coleta de informações da pesquisa. Para a realização do trabalho, o IBGE selecionou bairros, comunidades, distritos e municípios em todos os estados e no Distrito Federal.

Os testes devem ocorrer ao longo do mês de novembro e em parte de dezembro, com uma equipe de 250 recenseadores.

Esta é a segunda etapa de testes para a pesquisa do próximo ano. O Censo é considerado o levantamento mais detalhado sobre as características demográficas e socioeconômicas dos brasileiros.

O primeiro teste para 2022 ocorreu na ilha de Paquetá, no Rio de Janeiro. As informações experimentais sobre a população local foram divulgadas pelo IBGE em meados de outubro.

O instituto encontrou na ilha carioca um total de 3.612 habitantes, com maior presença de mulheres, e renda média de R$ 3.613,47 dos chefes de família, entre outros dados.

No estado de São Paulo, o local escolhido para receber a nova rodada de testes é o bairro Prosperidade, em São Caetano do Sul, no ABC Paulista.

Inicialmente, o Censo estava previsto para 2020. A pesquisa costuma ser realizada de dez em dez anos.


Notícias relevantes: