Política

Jundiaí é destaque nos principais rankings do País


DIVULGAÇÃO
PIB de Jundiaí em 2019 foi de R$ 46,9 bi, crescimento de 7,61% ante 2018
Crédito: DIVULGAÇÃO

Em 2021, Jundiaí conquistou importantes colocações nos mais diferentes rankings nacionais que medem a qualidade de vida e o desenvolvimento dos municípios. 

Logo no início do ano, em fevereiro, Jundiaí ficou em 2º lugar no ranking do Índice de Desafios da Gestão Municipal 2021 (IDGM), da consultoria Macroplan - publicado na Revista Exame, subindo três posições em comparação com o ano anterior. O estudo avalia as 100 maiores cidades brasileiras quanto à qualidade dos serviços essenciais entregues à população nas áreas de educação, saúde, saneamento e segurança.

Em julho, foi eleita a cidade do Estado de São Paulo que possui a melhor qualidade de vida com o menor custo de impostos pagos pelo contribuinte. Em outras palavras, é o município que mais dá retorno em termos de serviços para sua população, a partir dos impostos arrecadados. Isso foi revelado pela 1ª Edição do Índice de Retorno do Tributo Municipal (IRTM).

"Nada mais importante para o cidadão do que perceber que os tributos pagos são bem aplicados nas políticas públicas", observa o prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado (PSDB). "O município é o ente federativo onde a pessoa realmente sente a presença dos serviços públicos e em Jundiaí nós nos voltamos para investimentos que impactam a vida das pessoas, com mais Saúde, Educação e infraestrutura de boa qualidade."

Pelo segundo ano consecutivo, em 2021 Jundiaí ficou na oitava colocação no ranking de cidades inteligentes e conectadas feito pela Connected Smart Cities - desenvolvido pela Urban Systems -, entre os municípios com população de 100 mil a 500 mil habitantes do Brasil e na quarta colocação entre as cidades paulistas.

Também é a 12ª cidade mais competitiva do país. É o que revela a segunda edição do Ranking de Competitividade dos Municípios, divulgado em novembro. O estudo avalia 411 municípios brasileiros (com mais de 80 mil habitantes) a partir de diferentes indicadores como educação, saúde e sustentabilidade fiscal.

Em novembro, Jundiaí foi eleita a cidade com a melhor qualidade de vida do Estado de São Paulo, a partir de um estudo técnico do NEC (Núcleo de Estudos das Cidades), constituído por professores da USP, UFSCAR e FATEC. O estudo avaliou indicadores de 41 municípios do Estado com mais de 200 mil habitantes.


Notícias relevantes: