Política

Confira as notícias de política da região no Pela Ordem desta terça-feira (24)


Divulgação
Pela Ordem terça-feira (24)
Crédito: Divulgação

Reunião em Itupeva
A Câmara de Itupeva sediou ontem a 1ª sessão ordinária do Parlamento Regional Metropolitano de Jundiaí. O objetivo do encontro foi apresentar os ofícios das Comissões referentes às solicitações de informações das cidades que o compõem.

Câmara dos Deputados escolhe vice amanhã
Após recuo do Tribunal Superior Eleitoral, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), prepara para amanhã (25) a eleição do novo vice-presidente da Casa, além de outros dois cargos da Mesa. As urnas já foram instaladas no plenário. A vaga vai ser disputada por um deputado do PL, partido do presidente Jair Bolsonaro.

Câmara vota hoje projeto polêmico
Está na pauta da sessão da Câmara de Jundiaí a votação em segundo turno da Proposta de Emenda à Lei Orgânica que proíbe a prefeitura de comprar ou alugar imóveis de funcionários público municipais, eletivo ou comissionado, de seu cônjuge, companheiro ou parentes. O projeto de Edicarlos Vieira (PP) visa acabar com o “nepotismo imobiliário” e proibir “privilégios ilegais”. A primeira votação ocorreu em abril de 2018 com aprovação do texto. Agora a Casa vai analisar o projeto novamente para a definitiva aprovação.

Prefeitura empresta R$ 688 mil do BNDES
A Prefeitura de Jundiaí teve um crédito no valor de R$ 688.729,48 aprovado no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O dinheiro será utilizado para suprir a previsão de gastos a serem realizados nos próximos meses em Serviços de Consultoria para Avaliação Patrimonial Imobiliária. O crédito é fornecido dentro do Programa de Modernização da Administração Tributária e da Gestão dos Serviços Sociais Básicos (PMAT), que atende projetos voltados à melhoria da eficiência, qualidade e transparência da gestão pública.

Censura e cerco a pesquisas eleitorais
O Senado se prepara para votar o projeto do novo Código Eleitoral que, entre outros pontos, censura pesquisas eleitorais e dá mais poder ao Congresso sobre decisões do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A expectativa é que a votação ocorra até o fim de junho.

Consulta de orçamento é aberta em São Paulo
Até o dia 17 de junho, a população paulista pode participar da Audiência Pública Eletrônica do Orçamento de 2023. O resultado será utilizado na elaboração da Lei Orçamentária Anual. Jundiaí terá consulta regional virtual no dia 31 de maio às 14h30.

João Doria reclama de Aécio e do PSDB
Em desabafo a aliados nos últimos dias, João Doria (PSDB) listou possíveis arrependimentos que acumulou nos últimos meses ao tentar concorrer à presidência neste ano pela legenda. Um deles, segundo o ex-governador, teria sido a própria permanência no PSDB. Doria também diz ter sido traído pelas lideranças do partido que aceitaram fazer um processo de prévias e depois, pressionadas por grupo liderado por Aécio Neves (MG), decidiram buscar alternativas à decisão.

Plano Diretor Participativo em Louveira
Os 26 membros do Núcleo Gestor do Plano Diretor Participativo serão empossados na próxima quarta-feira (25). A cerimônia será aberta ao público e acontece no Salão de Eventos da Secretaria de Cultura, localizada na Estrada Miguel Bossi, 130, a partir das 19h.

Prefeito de Boa Vista (RR) visita Jundiaí
Prefeito da capital de Roraima, Boa Vista, Arthur Henrique conheceu o Mundo das Crianças e outros cases. Entre eles, o modelo das plataformas de gestão, o programa Escola Inovadora, e as boas práticas aplicadas na gestão da saúde da mulher e das crianças. No domingo (22), Luiz Fernando recebeu Arthur Henrique na companhia de gestores municipais, em reunião no Paço.


Notícias relevantes: